ANÁLISE E MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DO CRATO, CEARÁ

Autores

  • Gabriella Saraiva De Albuquerque
  • Mônica Virna De Aguiar Pinheiro

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Mapeamento, Nascentes

Resumo

A região do Cariri é caracterizada pela abundância de fontes naturais perenes, e o Crato possui uma grande quantidade de fontes/nascentes. O presente trabalho foi realizado no município do Crato-CE, integrante da Região Metropolitana do Cariri distante 540 km da capital Fortaleza. Empregou-se como objeto de estudo os recursos hídricos da cidade, especificamente as áreas de preservação das nascentes. As nascentes do município estão distribuídas na encosta da Chapada do Araripe e pela legislação federal são declaradas de preservação permanente. As Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) são áreas que possuem a função primordial de preservar os recursos hídricos, a biodiversidade, o equilíbrio geológico e garantir o bem-estar da humanidade. O presente trabalho utilizou técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para auxiliar no mapeamento realizado, além das etapas de revisão bibliográfica e atividades de campo. Assim foi realizado um mapeamento da atual situação ambiental dos recursos hídricos com ênfase nas nascentes. A situação ambiental dos recursos hídricos ficou comprometida devido à expansão da ocupação para áreas frágeis, próximas à encosta da Chapada do Araripe, contudo, a partir do estudo realizado verificou-se que das 63 nascentes mapeadas e analisadas somente 01 está em estado de poluição e degradação avançado, devido a ocupação e utilização inadequada da mesma. A pressão exercida no meio ambiente esta associada às percas de recursos naturais aumentando assim os problemas ambientais, como assoreamento de corpos d’ água, poluição, desmatamento, enchentes e deslizamentos de encostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. LEI Nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa e dá outras providências. Presidência da República. Casa

Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos.

CARVALHO, S.M.; RIBEIRO, S.C. Áreas de Risco Urbanas na Cidade do Crato/CE –Estudo das suas Formas de Relevo e Declividades. Anais do VI Simpósio Nacional de Geomorfologia, 2006.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA nº 303 de 20/03/2002

LIMA, F. J.; CESTARO, L.A; ARAÚJO, P.C. Sistemas Ambientais do Município do Crato/CE. Revista Mercator. Vol 9, n. 19, 2010.

Downloads

Publicado

2021-08-24

Como Citar

DE ALBUQUERQUE, G. S. .; DE AGUIAR PINHEIRO, M. V. . ANÁLISE E MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DO CRATO, CEARÁ. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 266–275, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6825. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)