ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DA SÉRIE ATLAS MUNICIPAL: BACIA DO IBICUÍ – OESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Palavras-chave:

Atlas, Rio Ibicuí, Mapeamento

Resumo

A formação de um arcabouço de conhecimento, em escala local, definido pelo Atlas Municipal permite suprir a falta de recursos didático-pedagógicos acessíveis e instigantes no ensino fundamental. Os mapas apresentados são a representação dos espaços, as fotografias auxiliam nas descrições e o texto expõem os conceitos geográficos. O estudo é desenvolvido nos municípios drenados pela Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí. Nos Atlas desenvolvidos são trabalhados temas como história e formação do município, aspectos socioeconômicos e culturais, infraestrutura, clima, hidrografia, atributos do relevo, principais tipos de solos, litologias aflorantes, uso do solo e diagnóstico ambiental local. Os Atlas surgem como uma alternativa para valorização, qualificação e divulgação de trabalhos, além de possibilitarem o aprendizado e desenvolvimento técnico e profissional dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Eduardo de Souza Robaina, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal e na Universidade du Maine, Le Mans/França. Atualmente é professor/pesquisador colaborador do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, do curso de geografia e do programa de Pós-graduação em geografia e geociências. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em estudos geomorfológicos, geoambientais e de desastres naturais.

Daniel Junges Menezes, Ministério do Planejamento. Governo Federal

Graduado em Geografia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Graduado em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Possui capacitação para o desenvolvimento de atividades e operações associadas à utilização de SIGs e demais ferramentas de Geoprocessamento para obtenção e manipulação de dados espaciais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, Cartografia e análise de áreas de risco, tendo participação em projetos de pesquisa e extensão vinculados ao Laboratório de Geologia Ambiental - LAGEOLAM/UFSM (2009 - 2019). Atuou como docente no ensino básico na modalidade EJA - Educação de Jovens e Adultos (2012-2014). Atuou como docente vinculado ao Estado do Rio Grande do Sul (2014). Atuou como consultor nas áreas de geotecnologia, projetos e licenciamento ambiental. Atualmente ocupa o cargo de Geógrafo junto à Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União - Ministério da Economia, com atuação na área de Geoinformação.

Referências

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: PCN de 1ª a 4ª series. Volume 05.2 História e Geografia. Caracterização da área de Geografia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf> Acesso em: 04 maio. 2011.

CALLAI, H. C. O estudo do município e a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: AGB, 1999. p. 10 – 50.

CARREIRO, M. S. A. Um Olhar Geográfico Sobre a Construção do Atlas Municipal e Escolar de Rio Claro. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 169-178, agosto 2003.

FERREIRA, G.M.L. & MARTINELLI, M.; A cartografia para os atlas geográficos para crianças. In: COLÓQUIO Cartografia para Crianças, 1.,Rio Claro, 1995. Anais... Rio Claro: UNESP/USP, 1995. p.37-40.

FRANÇA JUNIOR, P. e ZUCCHI, V P. A construção do Atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem Geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n.1, jan./abr. 2013.

FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA DO RIO GRANDE DO SUL, Perfil Socioeconômico, Disponível em: http://www.fee.rs.gov.br/: Acesso em 10 de nov. 2016

INSTITURO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, Censo Agropecuário, Disponível em:< http://www.ibge.gov.br/censoagropecuario>. Acesso em: 20 de jun. 2011.

INSTITURO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.Censo Demográfico. Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/censo demográfico>. Acesso em: 26 de jun. 2011.

MARTINELLI, M. Cartografia Ambiental: uma cartografia diferente? São Paulo: Revista do Departamento de Geografia v. 7, p. 61-80, 1994.

MARTINELLI M. O atlas do Estado de São Paulo: uma reflexão metodológica.Confins - Revista francobrasilera de geografia. 2009:Número 7.

MENEZES, D. J. & ROBAINA, L.E.S. Atlas Geoambiental de São Pedro do Sul. Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

ROBAINA, L.E.S.; TRENTIN,R.; ALVES, F.S.;SCCOTI, A. A. V. Série Atlas Municipais: Atlas Geoambiental de Manoel Viana/RS. 1. ed. Bagé: EDIURCAMP, 2014.

ROBAINA, L. E. S. et al. Atlas Geoambiental de São Borja. 01 ed. Universidade

Federal de Santa Maria: LAGEOLAM, Santa Maria, 2007, 64p.

ROSSATO, M. S. Os climas do Rio Grande do Sul: variabilidade, tendências e tipologia. 2011. 253 f. UFRGS, 2011.

STRECK, E. V. et al. Solos do Rio Grande do Sul. 2. ed. Porto Alegre: Emater/RS, 2008.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

ROBAINA, L. E. de S.; TRENTIN, R.; MENEZES, D. J. ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DA SÉRIE ATLAS MUNICIPAL: BACIA DO IBICUÍ – OESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 209–221, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2165. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos