A MORFOLOGIA DA PAISAGEM A PARTIR DA MINERAÇÃO DE FERRO EM QUITERIANÓPOLES - CE

Autores

  • Eduardo de Sousa Marques UVA

Palavras-chave:

Minério de ferro, Rio Poty, Perfil morfológico, Quiterianópolis, Exploração mineral

Resumo

A localidade de Bandarra, situada no município de Quiterianópolis no sertão dos Inhamuns, apresenta altas concentrações de minério de ferro nas estruturas geológicas na Serra do Besouro. Esta característica natural tornou-se um atrativo para a exploração mineralógica na área, promovida pela empresa Globest Participações Ltda. A crescente exploração trouxe mudanças e impactos no equilíbrio ambiental local, tais como o processo de assoreamento do Rio Poty, a escassez hídrica, o deficit no crescimento e desenvolvimento do cultivo agrícola, impactos na qualidade do ar e inviabilidades na cultura pecuarista. A proposta da pesquisa é caracterizar os fatores geoambientais locais a partir de uma análise paisagística. Foram realizados perfis transversais com uso de GPS para o estudo morfológico. Além disso, há uma discussão a partir da constituição morfológica da área de estudo, das características e dos impactos socioambientais através dos processos de uso e ocupação dos componentes ambientais. A desregulação da exploração mineral é um dos principais problemas ambientais identificados na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AB´SABER, A. N. Sertões e sertanejos: Uma geografia humana sofrida. Estudos avançados 13 (36), p.7 – 59,1999.

CPRM. Serviço Geológico do Brasil. Mapa Geológico do Estado do Ceará. Secretaria de Recursos Hídricos – Governo do Estado do Ceará, Ministério de Minas e Energia. Fortaleza, 2003.

______. Serviço Geológico do Brasil. Mapa Geodiversidade do Estado do Ceará. Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Ministério de Minas e Energia. Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Brasília, 2010.

______. Serviço Geológico do Brasil. Geodiversidade, Gestão Territorial. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/publique/Gestao-Territorial/Geodiversidade-162#geoambiental>. Acessado em: 03 de novembro de 2018.

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. – Rio de Janeiro (RJ): EMBRAPA – SPI, 2009, 412p.

FUNCEME. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Índice de aridez para o Ceará. Disponível em: <http://www.funceme.br/index.php/areas/17-mapas-tem%C3%A1ticos/542%C3%ADndice-de-aridezpara-o-cear%C3%A1>. Acessado em: 10 de dezembro de 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Geociências - downloads. Disponível em: <https://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm>. Acessado em: 03 de novembro de 2018.

_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Panorama. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/quiterianopolis/panorama>. Acessado em: 12 de dezembro de 2018.

IPECE. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Perfil Municipal de Quiterianópolis. Fortaleza. 2017.

O POVO ONLINE. Quiterianópolis – Dados do Município. Ceará (Quiterianópolis). Disponível em: <https://www20.opovo.com.br/ceara/quiterianopolis/>. Acessado em: 22 de outubro de 2018.

PINÉO, T.R.G.; VASCONCELOS, A.M.; PALHETA, E.S.M.; Bessa, M.D.M.R.; Lima, A.F.; Holanda, J.L.R.; Freire, D.P.C. Mapa Geológico do Estado do Ceará - Versão Preliminar. Estado do Ceará. Fortaleza: CPRM, 2018. Escala: 1:500.000.

RADAM BRASIL. Mapa das coberturas vegetais dos biomas brasileiros. Folha SB-24-V-C Crateús. Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Biodiversidade e Floresta (SBF), execução técnica da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ano-base 2002. Disponível em: <http://mapas.mma.gov.br/geodados/brasil/vegetacao/vegetacao2002/caatinga/mapas_pdf/vegetacao/250000/sb-24-v-c.pdf>. Acessado em: 23 de outubro de 2018.

SAUER, C. O. A morfologia da paisagem. Traduzido por BRAGA, G, C. University of California, publications of Geography, V. 2, nº 2, p. 19 – 54, 1925.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Como Citar

MARQUES, E. de S. A MORFOLOGIA DA PAISAGEM A PARTIR DA MINERAÇÃO DE FERRO EM QUITERIANÓPOLES - CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 150–164, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2146. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos