O USO DE IMAGENS SRTM E ASTER GDEM PARA ANÁLISE DE PARÂMETROS GEOMORFOLÓGICOS DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACURUTU, SANTA QUITÉRIA – CE
Palavras-chave:
Declividade, Relevo Sombreado, SIGResumo
O presente trabalho apresenta uma análise de parâmetros geomorfológicos da sub-baciahidrográfica do rio Jacurutu por meio de mapas de relevo sombreado e declividade. A área de estudo está localizada na porção central da Bacia Hidrográfica do Acaraú, na região noroeste do Estado do Ceará. Os produtos foram elaborados com base em imagens de radar dos projetos SRTM (Shuttle Radar TopographicMission), e ASTER GDEM (AdvancedSpaceborneThermalEmissionandReflectionRadiometerGlobal Digital ElevationMapAnnouncement) sendo processados por meio de um Sistema de Informações Geográficas (SIG), o software QGIS. A análise destes mapas permitiu a identificação de feições por meio do sombreamento gerado pela inclinação da fonte de luz em seu azimute e adelimitação de seis classes de declividade. Os resultados obtidos visam contribuir para o desenvolvimento de um banco de dados digitais georreferenciados da área de estudo, de forma integrada com outras fontes, de modo a possibilitaruma compartimentação fisiográfica detalhada da região.
Downloads
Métricas
Referências
CARNEIRO, Camila da Silva. Análise de Parâmetros Gemorfológicos da Sub-bacia do Rio Jacurutu, Santa Quitéria-CE, com Base em Dados do ASTER GDEM.In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.
COGERH – Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. Bacia Hidrográfica – Acaraú. Disponível em: <http://portal.cogerh.com.br/base-cartografica/category/60-bacia-hidrografica-acarau>. Acesso em: 11/10/2015.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Súmula da 10. Reunião Técnica de Levantamento de Solos. Rio de Janeiro:1979. 83p. (Embrapa-SNLCS. Micelânea, 1).
FITZ, P.R. Geoprocessamento sem complicação. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
FLORENZANO, T.Z. (org.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.
FUNCEME. Compartimentação geoambiental do Estado do Ceará. Forteleza: FUNCEME, 2009, p. 52.
GONÇALVES JÚNIOR, J.T.; SOUZA, M.J. N. Caracterização ambiental de Santa Quitéria, Ceará: a nova cidade uranífera do Brasil. Revista GeoNorte, v. 2, p. 1368-1377, 2012.
GUIMARÃES, L.S.;FERREIRA, E.M.; SOARES, L.P.; CUNHA,F.S.S.Análise Geoambiental da Sub-bacia do Rio Jacurutu-CE. V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. Fortaleza, 2016.
LIMA, F. A. M.; PAIVA, J. B. Compartimentação topográfica do Ceará. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 9, n. 1-2, p.77-86, 1979.
NASA. Shuttle Radar Topography Mission. 2004. Disponível em: Acesso em: 18/10/2016.
NASCIMENTO, F. R. Bacias hidrográficas intermitentes sazonais e potencialidades hidroambientais no nordeste setentrional brasileiro.GEOgraphia, v. 16, n. 32, 2014, p.90-117. Disponível em: . Acesso em 18/12/2015.
Novo, E. M. L. M. Sensoriamento Remoto: princípios e Aplicações. São Paulo. Es.: Edgard Blucher, 2010. 308p.
SOUZA, Jander Adelaide. Análise de Parâmetros Gemorfológicos da Sub-bacia do Rio Jacurutu com Base em Dados SRTM.In: XIX Encontro de Iniciação Científica, 2017.
TONELLO, K. C.; DIAS, H. C. T.; SOUZA, A. L.; ALVARES, C. A.; RIBEIRO, S.; LEITE, F. P. Morfometria da Bacia Hidrográfica da Cachoeira das Pombas, Guanhães – MG. Revista Árvore, v.30, n.5, p.849-857, 2006
USGS. Earth Explorer. 2015. Disponível em: < https://earthexplorer.usgs.gov/ >. Acesso em: 20 / 10/2016.
VALERIANO, M. de M. TOPODATA: Guia de utilização de dados geomorfométricos locais. INPE, 2008. Disponível em: Acesso em 15/12/2016.