LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS SISTEMAS AMBIENTAIS QUE COMPÕEM A SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO GABRIEL, NA LOCALIDADE DE JUÁ, EM IRAUÇUBA-CE

Autores

  • Nayane Barros Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA/ Graduanda no curso de Geografia na UEVA
  • Renato Oliveira Barros Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA/ Graduado no curso de Geografia na UEVA
  • Jander Adelaide Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA/ Graduando no curso de Geografia na UEVA
  • Ernane Cortez Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA/ Professor de Geografia na UEVA

Palavras-chave:

Sub-bacia, Abordagem Sistêmica, Sistemas ambientais

Resumo

O trabalho em questão constitui-se do levantamento e análise dos sistemas ambientais que compõem a sub-bacia hidrográfica do riacho Gabriel, na localidade de Juá, Irauçuba-CE, estando situada na porção sul da bacia hidrográfica do Litoral. A mesma corresponde a uma área de aproximadamente 228 km2, fazendo-se presente na área dos municípios de Irauçuba e Sobral. Para elaboração dos mapas temáticos foram utilizadas o apoio de cartas matriciais da SUDENE (1972) SA. 24-X-IV (Sobral) e SB. 24-Y-D-V (Irauçuba). A pesquisa se desenvolveu com o objetivo maior de   a realizar um levantamento e análise dos sistemas ambientais da sub-bacia por meio de um levantamento bibliográfico e geocartográficos de autores que discutem a temática abordada, que é a abordagem sistêmica aplicada aos estudos geográficos e a realização de trabalhos de campo, com o intuito de relacionar os resultados alcançados. Realizou-se a elaboração de produtos cartográficos básicos para a área, identificou-se os componentes geoambientais (geologia, clima, solos e vegetação), com o intuito de avaliar o atual estado de degradação da sub-bacia através dos sistemas presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BERTALANFFY. L. Von. Teoria Geral dos Sistemas. Rio de Janeiro: Vozes,1975.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física global – Esboço Metodológico. Caderno de Ciências da Terra. São Paulo, n.13.1972, 1-27 p.

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de Sistemas Ambientais. 1.ed. São Paulo: editora Blucher, 1999.

EMBRAPA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2006.

FERNANDES, Afrânio. Temas Fitogeográficos. Stylus comunicações, Fortaleza-CE, 1990.

FUNCEME. Compartimentação geoambiental do Estado do Ceará. Fortaleza, 2009.

GUERRA, Antônio José Teixeira; JORGE, Maria do Carmo Oliveira (org.). Degradação dos Solos no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014. 320 p.

LIMA, E C. Planejamento ambiental como subsídio para gestão ambiental da bacia de drenagem do açude Paulo Sarasate Varjota – Ceará. Fortaleza, 2012. 201f. Tese (Doutorado em geografia) – Universidade Federal do Ceará, UFC, 2012.

SOTCHAVA, V. B. O Estudo dos Geossistemas. In: Métodos em Questão. V.16 Universidade de São Paulo- USP-IG. São Paulo, 1977.

RODRIGUES, J. M. D. Análise dos sistemas ambientais da Sub-bacia hidrográfica do Rio Bom Jesus, Taperuaba, Ceará, Brasil. Sobral: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2016. (Dissertação de mestrado).

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

SOUSA, N. B.; BARROS, R. O.; SOUZA, J. A.; LIMA, E. C. LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS SISTEMAS AMBIENTAIS QUE COMPÕEM A SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO GABRIEL, NA LOCALIDADE DE JUÁ, EM IRAUÇUBA-CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 8, n. 14, p. 359–370, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2101. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)