AS CONTRADIÇÕES E CONTRASTES DO ESPAÇO URBANO E A MARGINALIZAÇÃO DA PERIFERIA:

um estudo de caso na comunidade Jaracaty em São Luís – Ma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v14i26.13778

Palavras-chave:

Espaço Urbano, Desigualdade socioespacial, Periferia, São Luís(MA), Comunidade Jaracaty

Resumo

Por uma variedade de fatores, diversas famílias migraram para a cidade, ocasionando o processo denominado de crescimento urbano, onde grande parte desses espaços não estavam preparados para receber esse contingenciamento populacional. Com este inchaço urbano, surgiram problemas como o aumento de áreas insalubres, seguido da ausência de oferta de serviços básicos. A gênese do processo de construção da cidade, sempre foi fundamentado sobre a lógica econômica e não pensada para a equidade do espaço urbano. Partindo desse pressuposto, essas áreas tendem a serem fragmentadas pelos agentes produtores do espaço urbano, formando as regiões de centro e periferia, com condições urbanas bem distintas. A comunidade Jaracaty, recorte espacial deste trabalho, é uma das maiores evidencias dessa segregação socioespacial. Munidos de métodos qualitativos e do levantamento cartográfico e fotográfico da região, temos como principal objetivo demonstrar as contradições e contrastes em relação a comunidade e as demais edificações que a rodeiam. Os resultados indicam que é necessárias e emergenciais intervenções do poder público no sentido de minimizar os efeitos sociais nesses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Silva Carvalho, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e estrando em Geografia pela mesma instituição.

Me chamo Lucas Silva Carvalho, Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), atualmente sou Mestrando em Geografia pela mesma instituição. Meu trabalho concentra-se em monitoramento de processos erosivos em estação experimental, além do desenvolvimento de experimentos didáticos pedagógicos.

Hermeneilce Wasti Aires Pereira Cunha, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), Especialização em Planejamento Ambiental (UFMA/1999) Mestrado em Agroecologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ PP) (2012). Atualmente é professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão. Desenvolve projetos de Pesquisa voltados para a inclusão da pessoa com deficiência física no espaço urbano e inclusão social. Faz parte dos grupos de pesquisa GEDITE (Grupo de Estudos em Dinâmica Territorial) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa APOENA ( Grupo de Estudos Geográficos em Cidades, Saúde e Sustentabilidade). Na Extensão, orienta trabalhos voltados para a Geografia da Saúde e os problemas sociais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia da Saúde, Geografia Urbana, Geografia do Turismo , atuando principalmente nos seguintes temas: São Luís, Acessibilidade, Mobilidade, Educação e Cidades Acessíveis. Na Gestão Acadêmica foi assistente da Pró-Reitoria de Graduação (2017/2018); Coordenadora de Admissão e Transferência (PROG 2015/2017); Vice coordenadora do Programa Ensinar de Formação de professores (2021/2022); Coordenadora de TCC do Programa Ensinar (20221/2022); Diretora do Curso de graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado (2019/2022). Professora da Pós-Graduação em Geografia (PPGEO-UEMA). Foi assistente do Centro de Educação Ciências Exatas e Naturais (CECEN). Atualmente é Secretária Adjunta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTI). .

Referências

BICHIR, R. M. Determinantes do acesso à infraestrutura urbana no município de São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 24, n. 70, jun. 2009.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2009.

CASTELLS, M. A questão urbana. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

CARVALHO, R. Muniz. Proposta de plano de regularização fundiária e urbanística da Vila Jaracaty, no município de São Luís, Maranhão. TCC (Especialização em Gestão Pública). Brasília: ENAP, 2019.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 2004.

CUNHA, Hermeneilce Wasti Aires Pereira; GUIMARÃES, Raul Borges. SÃO LUÍZ PARA TODOS? O CADEIRANTE NAS MÚLTIPLAS CIDADES DA CAPITAL MARANHENSE: O CENTRO HISTÓRICO, 2014.

DINIZ, J. S. As condições e contradições no espaço urbano de São Luís (MA): traços periféricos. Ciências Humanas em Revista - São Luís, v. 5, n.1, julho 2007.

DAS METRÓPOLES, Observatório. Saneamento básico nas cidades brasileiras. 2016.

FERNANDES, B. M. Educação do Campo e Território. São Paulo: UNESP, 2008.

FERREIRA, A. J. de A. São Luís do Maranhão: em que cidade vivemos? Que cidade queremos no quarto centenário? Ciências Humanas em Revista. São Luís, v. 7, n. 2, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades - Panorama. Rio de Janeiro, IBGE. 2017. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ma/sao-luis/panorama. Acesso em: 07 fev. 2023

PRADO JÚNIOR, C. Formação do Brasil contemporâneo. Editora Brasiliense, 1963.

LEFEBVRE, H. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001. 145p.

MEDEIROS, T. C. C. A Degradação do Manguezal do Igarapé do Jaracati, no estuário do rio Anil, São Luís – MA: um estudo de caso. Revista Interface v. 2, n. 2, p. 166-173, maio 2005.

MOURA, R.; ULTRAMARI, C. O que é periferia urbana. São Paulo: editora Brasilienze, 1996.

RODRIGUES, T. D. N. Desigualdade no acesso à cidade: a ocupação da Vila Ser-Pro no Município de Rio Verde Goiás. São Paulo, 2013. p. 277. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). PUC, 2013.

ROLNIK, R. O que é cidade. São Paulo: Brasiliense, 2004.

SANTOS, M. Manual de geografia urbana. Edusp, 2008.

SANTOS, L. E. N. dos; SILVA, J. P. da. Produção e fragmentação do espaço urbano de São Luís - MA. In: Jornada Internacional de Políticas Públicas, 5, 2011, São Luis. Anais da V Jornada Internacional de Políticas Públicas. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2011.

SANTOS, A. E. Do surgimento da cidade ao processo de conurbação: elementos teóricos para análise. In: Congresso Brasileiro de Geógrafo, 8, 2014, Vitória. Anais do VII Congresso Brasileiro de Geógrafo. Vitória: AGB, 2014. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404388439_ARQUIVO_Dosurgimentodacidade.pdf. Acesso em 07 fev. 2023

SINGER, P. Economia política da urbanização. 14ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

SPOSITO, M. E. B. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 1988.

TERRA, A. Conflitos Socioambientais no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. São Luís: Ed. UEMA. 2016, p.177-204.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

OLIVEIRA VIANA, F. de; SILVA CARVALHO, L.; WASTI AIRES PEREIRA CUNHA, H. AS CONTRADIÇÕES E CONTRASTES DO ESPAÇO URBANO E A MARGINALIZAÇÃO DA PERIFERIA:: um estudo de caso na comunidade Jaracaty em São Luís – Ma. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 14, n. 26, 2025. DOI: 10.52521/geouece.v14i26.13778. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/13778. Acesso em: 7 jan. 2026.