Os desafios para a formação superior dos estudantes da comunidade quilombola Dona Juscelina (CQDJ) em Muricilândia-TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.11853

Palavras-chave:

Ensino Superior, Quilombola, contexto regional

Resumo

Este trabalho vê a perspectiva educacional dos estudantes quilombolas, por meio dos desafios de cursar o ensino superior, que é exposta aqui por meio da migração pendular, como o ato de ir e vir para estudar. Esse deslocamento se dá entre dois municípios, Muricilândia-TO, a cidade de origem, e Araguaína-TO, cidade onde se localiza a instituição pública mais próxima, a Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT. O objetivo desta pesquisa é mostrar essa realidade durante este deslocamento diário, na qual estão inseridos os acadêmicos da Comunidade Quilombola Dona Juscelina – CQDJ.  Em específico, busca-se discutir sobre os desafios diários desses estudantes para cursar o ensino superior. A metodologia é a abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso. Com efeito, a investigação possibilitou aprender mais sobre a realidade de formação desses estudantes. Em especial a sua importância, tendo em vista que para muitos estudantes quilombolas essa é a única forma de continuar os estudos após a conclusão da educação básica, e ter acesso ao ensino superior, sem ter que migrar da comunidade de origem para outras cidades.

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Biografia do Autor

Lucas Espíndola da Silva, Universidade Federal do norte do Tocantins

Graduado em Geografia pela universidade Federal do Tocantins. 

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

QUEIROZ, A.; ESPINDOLA DA SILVA, L. Os desafios para a formação superior dos estudantes da comunidade quilombola Dona Juscelina (CQDJ) em Muricilândia-TO. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 13, n. 25, 2024. DOI: 10.52521/geouece.v13i25.11853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/11853. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais: contracolonização, terra-território, corpos e ambientes