Os desafios para a formação superior dos estudantes da comunidade quilombola Dona Juscelina (CQDJ) em Muricilândia-TO
DOI:
https://doi.org/10.52521/geouece.v13i25.11853Palavras-chave:
Ensino Superior, Quilombola, contexto regionalResumo
Este trabalho vê a perspectiva educacional dos estudantes quilombolas, por meio dos desafios de cursar o ensino superior, que é exposta aqui por meio da migração pendular, como o ato de ir e vir para estudar. Esse deslocamento se dá entre dois municípios, Muricilândia-TO, a cidade de origem, e Araguaína-TO, cidade onde se localiza a instituição pública mais próxima, a Universidade Federal do Norte do Tocantins/UFNT. O objetivo desta pesquisa é mostrar essa realidade durante este deslocamento diário, na qual estão inseridos os acadêmicos da Comunidade Quilombola Dona Juscelina – CQDJ. Em específico, busca-se discutir sobre os desafios diários desses estudantes para cursar o ensino superior. A metodologia é a abordagem qualitativa e a abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso. Com efeito, a investigação possibilitou aprender mais sobre a realidade de formação desses estudantes. Em especial a sua importância, tendo em vista que para muitos estudantes quilombolas essa é a única forma de continuar os estudos após a conclusão da educação básica, e ter acesso ao ensino superior, sem ter que migrar da comunidade de origem para outras cidades.
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