A concepção de currículo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v10i1.17050Palabras clave:
Ensino Médio Potiguar, Reforma do Ensino Médio, CurrículoResumen
As teorias de currículo não são neutras; cada uma aponta para um determinado conceito de conhecimento e de qual sujeito ela pretende formar. Dessa forma, é fundamental analisar as teorias que fundamentam os currículos escolares, pois eles definem um projeto de sociedade. Dito isso, este artigo tem como objetivo evidenciar a concepção de currículo do Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar (RCEMP). Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo a partir do software ATLAS.ti, baseando-se nas definições de Tomaz Tadeu da Silva, que defende que toda e qualquer análise de currículo deve se basear nas categorias que o definem. Como resultado, aponta-se que o currículo do RCEMP é, em sua essência, pós-crítico. Dentre os principais resultados, destaca-se um processo de subjetivação dos elementos do fazer pedagógico, evidenciando uma educação que se baseia no senso comum da realidade e nas experiências subjetivas dos alunos, escancarando o alinhamento da formação ofertada com o atual contexto do mercado de trabalho precarizado.
Citas
ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo: território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
COSTA, F. J. F.; COSTA PEREIRA, K. R. Reflexões sobre fascismo, integralismo e bolsonarismo: uma análise a partir do pensamento de Leon Trotsky. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i1.13331. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/13331. Acesso em: 5 jan. 2026.
LIBÂNEO. José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
RIO GRANDE DO NORTE. Portaria SEI Nº 356, de 08 de outubro de 2019. Estabelece as Normas de Avaliação da Aprendizagem Escolar para a Rede Estadual de Ensino e dá outras providências.
RIO GRANDE DO NORTE. Referencial Curricular do Ensino Médio Potiguar. Natal: Secretaria da Educação, do Esporte e do Lazer: 2021.
SANTOS, Fernanda Marsaro dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Resenha de: [BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.] Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.6, no. 1, p.383-387, mai. 2012. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br. Acesso em: 17 out. 2025.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Cuadernos de GPOSSHE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















