A concepção de homem nos Manuscritos econômico-filosóficos (1844) de Karl Marx

pressuposto necessário para a concepção de educação marxiana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.10960

Palabras clave:

Educação, Homem, Karl Marx, Manuscritos econômico-filosóficos

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo presentar la concepción del hombre presente en los Manuscritos económico-filosóficos de Karl Marx (1844) como suposición necesaria para la idea de educación en la obra de Marx. El estudio es el resultado de una investigación bibliográfica, de enfoque cualitativo, de carácter básico, de objetivos exploratorios y explicativos. Durante el desarrollo de esta investigación, se verificó que Marx no acepta un concepto abstracto de hombre, es decir, idealizado, sólo imaginado, pensado fuera del mundo natural o como un ser que existe independientemente del mundo natural. Para Marx, el hombre es un ser genérico. Es el único capaz de tener como objeto su especie (y el sentimiento de sí mismo) y el género. El hombre tiene actividad vital consciente y libre. El hombre es un ser natural vivo y material, un ser de carencias y limitaciones que mantiene una estrecha relación con la naturaleza inorgánica que existe independientemente de él y que, al mismo tiempo, mantiene una íntima (estrecha) conexión con él. El hombre es un ser histórico y social. Necesita vivir en sociedad para realizarse como tal. También, en este artículo, se verificó que el pensador alemán se preocupa por una formación (educación) omnilateral del hombre y, concomitantemente, por el desarrollo de una forma de sociedad capaz de producir y garantizar un hombre plenamente rico y profundo en su permanente efectividad humana y social.

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Biografía del autor/a

José Salvador de Almeida, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC), com a pesquisa intitulada "A relação trabalho-educação na formação do ser social: um estudo de Marx de 1844 a 1848." (2019). Possui graduação em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012) e graduação em Filosofia (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (2022). Membro do Grupo de Estudos Marxistas (GEM/UFC), vinculado ao Eixo Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (PPGE-UFC). Membro do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE). Atualmente, é bolsista vinculado a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e desenvolve suas pesquisas nas áreas de História da educação, filosofia da educação, marxismo e teoria crítica da educação.

Frederico Jorge Ferreira Costa, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996), Mestre Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Em 2016-2017 fez estágio pós-doutoral em Filosofia Política na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará - FACEDI/UECE, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE, professor do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social da Universidade Estadual do Ceará - MASS/UECE, membro do conselho editorial da Revista Outubro (São Paulo) (ISSN 1516-6333) e Coordenador-geral do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário. Líder do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE).

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Publicado

2023-11-17

Cómo citar

ALMEIDA, J. S. de; COSTA, F. J. F. A concepção de homem nos Manuscritos econômico-filosóficos (1844) de Karl Marx: pressuposto necessário para a concepção de educação marxiana. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.10960. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/10960. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo