Arte, política e autonomia no Brasil a partir de 2013

Autores

  • Guilherme Marcondes dos Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE)
  • Sabrina Marques Parracho Sant'anna Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Carolina Freire Accorsi Miranda Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v17i35.2960

Palavras-chave:

Arte e Política;, artivismo, autonomia da arte

Resumo

Neste artigo, procuramos discutir recentes casos de turvamento das fronteiras da autonomia da arte, a partir da judicialização da crítica a exposições de arte no Brasil. Procuramos argumentar que os recentes processos resultam de dinâmicas próprias ao campo da arte e ao campo político que tiveram repercussão a partir dos movimentos de 2013 e de movimentos artísticos que surgiram então. Artivismo e arte pública são, portanto, conceitos chave aqui.

Biografia do Autor

Guilherme Marcondes dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE)

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE). Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Graduado em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador de Pesquisa e Memória do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) e assistente de pesquisa no projeto Difusão e Educação Patrimonial do Acervo Histórico do CPDOC/FGV.

Sabrina Marques Parracho Sant'anna, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora (2008) e mestre (2004) em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduada (2001) em ciências sociais pela mesma instituição, em que atualmente é pesquisadora associada; e professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ana Carolina Freire Accorsi Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, graduada em ciências sociais pela Universidade Federal Fluminense; e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

28-01-2022

Como Citar

DOS SANTOS, G. M.; SANT’ANNA, S. M. P.; MIRANDA, A. C. F. A. Arte, política e autonomia no Brasil a partir de 2013. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 17, n. 35, p. 39 – 72, 2022. DOI: 10.33956/tensoesmundiais.v17i35.2960. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/2960. Acesso em: 18 abr. 2024.