Governação Guebuza

Rent-Seeking doméstico e internacional em Moçambique

Autores

Palavras-chave:

Moçambique, Governo Guebuza, Rent-seeking

Resumo

O artigo analisa a Governação Guebuza em Moçambique. Utiliza análise da imprensa e teoria do rent-seeking. Com carisma, liderança, discurso nacionalista e de resgate de valores, Guebuza prometeu combater pobreza, burocratismo, corrupção e espírito de deixa-andar. Foi elogiado por FMI/BM e doadores pela austeridade econômica. Reversão da Hidroelétrica de Cahora-Bassa e disputas fronteiriças com Malawi caracterizaram a política externa. A frelimização do Estado, desigualdade social, economia extrativista, dependência e alinhamento externo se acentuaram. Negócios familiares e interesses da elite política se misturaram com decisões econômicas criando o rent-seeking moçambicano.

Biografia do Autor

Ercilio Neves Brandão Langa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-Campus dos Malês). É Professor-formador no Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos da Unilab. Doutor em Sociologia e Mestre na mesma área pela Universidade Federal do Ceará. Possui Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.

Publicado

09-12-2023

Como Citar

LANGA, E. N. B. Governação Guebuza: Rent-Seeking doméstico e internacional em Moçambique. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 135–200, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/11763. Acesso em: 27 abr. 2024.