Nacionalidade, crioulização e literatura em Cabo Verde

Autores

  • Wesley Sousa Sampaio Universidade Estadual do Ceará
  • Mônica Dias Martins Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Crioulização, Comunidade imaginada, Colonialismo, Pensamento anticolonial, Cabo Verde

Resumo

O artigo reflete sobre a nacionalidade e o colonialismo, partindo da categoria de
“crioulização” presente na literatura cabo-verdiana. Analisa sua origem e contribuição para a formação de um “mito de origem”. Observa a nacionalização na África e sua relação com a dominação portuguesa e as políticas póscoloniais. Por fim, apresenta
contribuições de diversos autores sobre nação, colonialismo e imaginação nacional.

Biografia do Autor

Wesley Sousa Sampaio, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, E-mail: wesley.sampaio@aluno.uece.br

Graduado em bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pesquisador do Observatório das Nacionalidades UECE, bolsista de Iniciação Científica (FUNCAP) pelo projeto de pesquisa Literaturas, nacionalidades e colonialismos: cartografia social das comunidades imaginadas de Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau (2018-2019; 2019-2020). Na graduação participou de estudos nas áreas de sociologia e ciência política.

Mônica Dias Martins, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, e-mail: monica.martins@uece.br

Professora da UECE, coordenadora do grupo de pesquisa Observatório das Nacionalidades e editora da revista acadêmica Tensões Mundiais. Formada em Pedagogia pela PUC-RJ, concluiu mestrado e doutorado em Sociologia na UFC, sendo bolsista da CAPES-Fullbright na Universidade da Califórnia. Seus estudos sobre movimentos sociais, reforma agrária, desenvolvimento regional e meio ambiente foram publicados no Brasil, EUA e México. Na área de Ciência Política, seu interesse volta-se para as relações entre o internacionalismo e o nacionalismo, com ênfase na atuação dos organismos multilaterais.

Downloads

Publicado

2022-05-01

Como Citar

SOUSA SAMPAIO, W.; DIAS MARTINS, M. Nacionalidade, crioulização e literatura em Cabo Verde. Tensões Mundiais, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 17–43, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/tensoesmundiais/article/view/7362. Acesso em: 16 maio. 2022.