Docência no Ensino Superior
formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3543Palavras-chave:
Desenvolvimento docente, Formação de professores, Iniciação profissionalResumo
A presente pesquisa objetivou compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que atuam no Ensino Superior, desta forma, a problemática centra-se no seguinte questionamento; como está sendo a iniciação e o desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior? Nesta perspectiva, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com duas professoras iniciantes na docência no Ensino Superior, uma com formação em bacharelado e outra com formação em licenciatura. Os resultados evidenciaram que há necessidade de formação continuada para os professores iniciantes visto que este é um período caracterizado por novos desafios e que necessita de formação, apoio e socialização profissional. Por fim, como considerações finais apontamos a necessidade de ampliação das pesquisas que contribuem para a formação e prática dos professores iniciantes no Ensino Superior.
Downloads
Referências
CUNHA, Maria Isabel da et al. Políticas públicas e docência na universidade: novas configurações e possíveis alternativas. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Formatos avaliativos e concepções de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 69-91.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FORMOSINHO, João. (coord.) Formação de professores aprendizagem profissional e acção docente. Porto editora, 2009.
GARCÍA, C. M, Formação de professores para uma mudança significativa. Porto editora, 1999.
JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848 Acesso em: 03 jan. 2019.
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 02 dez. 2018.
MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, v. 3, n. 2, 2014.
MINAYO, M. C. de S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1998.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. (Coleção Temas Sociais).
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 18 dez. 2018.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.
ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O. Desafios da formação de professores iniciantes. Charllenges for teacher beginners. 2013.
ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, V. 10, n. 30, p. 285-300, 2010.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 05 nov. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Fernanda da Fonseca Giasson (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.