Docência no Ensino Superior

formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v1i1.3543

Palavras-chave:

Desenvolvimento docente, Formação de professores, Iniciação profissional

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender a formação e o desenvolvimento profissional de professores iniciantes que atuam no Ensino Superior, desta forma, a problemática centra-se no seguinte questionamento; como está sendo a iniciação e o desenvolvimento profissional dos professores do Ensino Superior? Nesta perspectiva, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas com duas professoras iniciantes na docência no Ensino Superior, uma com formação em bacharelado e outra com formação em licenciatura. Os resultados evidenciaram que há necessidade de formação continuada para os professores iniciantes visto que este é um período caracterizado por novos desafios e que necessita de formação, apoio e socialização profissional. Por fim, como considerações finais apontamos a necessidade de ampliação das pesquisas que contribuem para a formação e prática dos professores iniciantes no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Mayane Benvindo dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Integrante do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO/UECE); Foi Membro do grupo de pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História (IARTEH). Possui experiência na área de Educação, com ênfase nas seguintes temáticas; Formação de Professores, História da Educação, Memória e Pesquisa Biográfica na Educação.

Fernanda da Fonseca Giasson, Centro Universitário Uninassau

Mestra em Educação PPGE/UECE. Formação Clínica em Abordagem Centrada na Pessoa. Especialista em Psicologia Clínica Humanística- Universidade de Araraquara (UNIARA). Graduada em Psicologia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente atuando como docente no ensino superior na UECE e UNIPAR e atendimento clínico na Arbre Clínica de Psicologia, ARBRE.

Referências

CUNHA, Maria Isabel da et al. Políticas públicas e docência na universidade: novas configurações e possíveis alternativas. In: CUNHA, Maria Isabel da (org.). Formatos avaliativos e concepções de docência. Campinas, SP: Autores Associados, 2005. p. 69-91.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORMOSINHO, João. (coord.) Formação de professores aprendizagem profissional e acção docente. Porto editora, 2009.

GARCÍA, C. M, Formação de professores para uma mudança significativa. Porto editora, 1999.

JARDILINO, J. R.; SAMPAIO, A. M. Desenvolvimento profissional docente: Reflexões sobre política pública de formação de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 180-194, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/848 Acesso em: 03 jan. 2019.

JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 02 dez. 2018.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, v. 3, n. 2, 2014.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1998.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. (Coleção Temas Sociais).

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 18 dez. 2018.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O. Desafios da formação de professores iniciantes. Charllenges for teacher beginners. 2013.

ROMANOWSKI, J. P; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, V. 10, n. 30, p. 285-300, 2010.

VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 05 nov. 2018.

Publicado

2019-04-30

Como Citar

SANTOS, F. M. B. dos; GIASSON, F. da F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–12, 2019. DOI: 10.47149/pemo.v1i1.3543. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 21 nov. 2024.