Enfoques Epistemológicos Sobre (Novos) Letramentos

Autores

  • Marcus de Souza Araújo

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3113

Palavras-chave:

Letramentos, Novos Letramentos, Tecnologias Digitais, Revisão Bibliográfica

Resumo

O termo letramento torna-se objeto de estudo no Brasil desde a década de 1980 quando Kato (1986) apresenta-o no livro No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. A partir de então, outros estudos foram desenvolvidos com o propósito de ampliar o tema. Nessa direção, o objetivo deste artigo é apresentar o percurso histórico sobre letramento no Brasil (TFOUNI, 1986; SOARES, 1998/2001; KLEIMAN, 2005; ROJO, 2009; entre outros), a partir de uma revisão bibliográfica, e de pesquisas desenvolvidas que ajudaram a solidificar o termo (STREET, 1984, 1993, 1995/2014; BARTON; HAMILTON, 2000; KALANTZIS; COPE, 2012; entre outros) . Além disso, este artigo também apresenta estudos de Warschauer (2006) e Lemke (2010) que apontam para a necessidade de novos letramentos a partir de as mudanças trazidas pelas tecnologias digitais. As pesquisas apontam para práticas sociais de letramentos contextualizadas e a necessidade de novos letramentos com a integração das tecnologias digitais.

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Publicado

2020-05-12

Como Citar

ARAÚJO, M. de S. Enfoques Epistemológicos Sobre (Novos) Letramentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 27–40, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3113. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3113. Acesso em: 29 mar. 2024.