OS GÊNEROS TEXTUAIS, O CONCEITO E A PRÁTICA DE REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Autores

  • Jane Cristina Beltramini Berto PG-UEM/ SEED-PR
  • Renilson José Menegassi UEM

Palavras-chave:

Gêneros textuais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O presente trabalho busca discutir como os documentos curriculares oficiais brasileiros orientam o ensino de língua materna, sobretudo a prática de escrita e reescrita com ênfase nos gêneros discursivos/textuais. Os pressupostos teóricos foram baseados nas ideias de Bakhtin e do Círculo (2003; 2004) acerca da
teoria dos Gêneros Discursivos, presentes nos PCN (BRASIL, 1999), assim como em alguns referenciais curriculares estaduais da Região Sul. Para a análise, propomos os seguintes critérios: a) prescrições dos documentos curriculares vigentes, orientadores para o ensino de Língua Portuguesa, sobre o tema; b) análise e caracterização das práticas de escrita difundidas nosreferenciaisrelativos ao conceito de reescrita textual e as variações terminológicas e conceituais. Os resultados mostram divergências entre o referencial teórico e as práticas propostas, a falta de homogeneização conceitual com a reescrita e a difusão de sentidos diversos a uma etapa necessária na produção de gêneros em situação de ensino.

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Publicado

2019-09-14

Como Citar

BERTO, J. C. B.; MENEGASSI, R. J. OS GÊNEROS TEXTUAIS, O CONCEITO E A PRÁTICA DE REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 59–72, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1825. Acesso em: 24 nov. 2024.

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Artigos