OS GÊNEROS TEXTUAIS, O CONCEITO E A PRÁTICA DE REESCRITA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES OFICIAIS BRASILEIROS SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Keywords:
Gêneros textuais, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de Língua PortuguesaAbstract
O presente trabalho busca discutir como os documentos curriculares oficiais brasileiros orientam o ensino de língua materna, sobretudo a prática de escrita e reescrita com ênfase nos gêneros discursivos/textuais. Os pressupostos teóricos foram baseados nas ideias de Bakhtin e do Círculo (2003; 2004) acerca da
teoria dos Gêneros Discursivos, presentes nos PCN (BRASIL, 1999), assim como em alguns referenciais curriculares estaduais da Região Sul. Para a análise, propomos os seguintes critérios: a) prescrições dos documentos curriculares vigentes, orientadores para o ensino de Língua Portuguesa, sobre o tema; b) análise e caracterização das práticas de escrita difundidas nosreferenciaisrelativos ao conceito de reescrita textual e as variações terminológicas e conceituais. Os resultados mostram divergências entre o referencial teórico e as práticas propostas, a falta de homogeneização conceitual com a reescrita e a difusão de sentidos diversos a uma etapa necessária na produção de gêneros em situação de ensino.
Downloads
References
BAKHTIN, M. (Volochinov).Marxismo e Filosofia daLinguagem. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 1992.
___________. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.
___________. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os gêneros do discurso: uma perspectiva enunciativa para o ensino de Língua Portuguesa. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
BRAIT, B. PCNs, gêneros e ensino de línguas: faces discursivas da textualidade. In: ROJO, Roxane (org). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Mercado das Letras, 2000, p.20-24.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRONCKART.J.P.Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Organização Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio; tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matêncio (et. al.). Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY,B. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p.95-128.
GERALDI, J.W.(org). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste,1984.
____________. O ensino e as diferentes instâncias do uso da linguagem. Em aberto. Brasília: INEP. 1994,
p 3-12.
____________. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Circulo de Bakhtin. Curitiba: Criar, 2003.
PARANA, SECRETARIADE ESTADODAEDUCAÇÃO. CurrículoBásico para a escola pública do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial, 1990.
PARANA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica: Língua Portuguesa. Curitiba: SEED, 2008. Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_port.pdf>. Acesso em 10 mai.2012.
RIO GRANDE DO SUL. SECRETARIADA EDUCAÇÂO. Referencial Curricular para as Escolas
Públicas. Lições do Rio Grande. Vol.2. 2009. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.
br/storage/materiais/0000011650.pdf>.Acesso11 jun. 2012.
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Proposta Curricular de Santa Catarina: Disciplinas Curriculares. Portal da Educação. Disponível em <http://www.sed.sc.gov.br/educadores/proposta-curricular?start=1>. Acesso em 15 mai.2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Jane Cristina Beltramini Berto, Renilson José Menegassi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).