Por um mundo diverso cultural/linguisticamente

Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5600

Mots-clés :

Discurso, Diferença, Identidades Sociais, Multiletramentos

Résumé

Somos frequentemente afetados por discursos de exclusão veiculados nas mídias de massa. E a inclusão acerca dos temas sobre as identidades sociais requer cada vez mais atenção dos professores de línguas. O intuito neste texto é retomar pontos centrais do Manifesto dos Multiletramentos e discutir a necessidade de uma educação linguística, para o contexto brasileiro, a partir dos pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, a fim refletir a respeito do trabalho com as identidades sociais no ensino de línguas. A reflexão está pautada na necessidade de uma perspectiva de letramento que saia de uma formação para o indivíduo, direcionando o envolvimento do sujeito na comunidade, o que é possível com a pedagogia dos multiletramentos, desde que a multimodalidade e a multiculturalidade sejam vistas de maneira conjunta.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.

GRANDO, R. K. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas. 2019. 261 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/335614/1/Grando_RozianeKeila_D.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Ed. São Paulo, 2013.

LAURETIS, Teresa De. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.

PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre o manifesto “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures” - 20 anos depois. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200525&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2021.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: Tomaz Tadeu da Silva (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais.15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publiée

2021-06-25

Comment citer

GRANDO, R. K. Por um mundo diverso cultural/linguisticamente: Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 86–92, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5600. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5600. Acesso em: 21 nov. 2024.