Por um mundo diverso cultural/linguisticamente
Uma reflexão a partir da Pedagogia dos multiletramentos
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5600Mots-clés :
Discurso, Diferença, Identidades Sociais, MultiletramentosRésumé
Somos frequentemente afetados por discursos de exclusão veiculados nas mídias de massa. E a inclusão acerca dos temas sobre as identidades sociais requer cada vez mais atenção dos professores de línguas. O intuito neste texto é retomar pontos centrais do Manifesto dos Multiletramentos e discutir a necessidade de uma educação linguística, para o contexto brasileiro, a partir dos pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, a fim refletir a respeito do trabalho com as identidades sociais no ensino de línguas. A reflexão está pautada na necessidade de uma perspectiva de letramento que saia de uma formação para o indivíduo, direcionando o envolvimento do sujeito na comunidade, o que é possível com a pedagogia dos multiletramentos, desde que a multimodalidade e a multiculturalidade sejam vistas de maneira conjunta.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAZDEN, C. et al. A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures. Harvard Educational Review, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 02 maio 2021.
GRANDO, R. K. Investigações sobre leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas. 2019. 261 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/335614/1/Grando_RozianeKeila_D.pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Ed. São Paulo, 2013.
LAURETIS, Teresa De. A tecnologia do gênero. Tradução de Suzana Funck. In: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 206-242.
PINHEIRO, Petrilson Alan. Sobre o manifesto “A pedagogy of multiliteracies: designing social futures” - 20 anos depois. Trab. linguist. apl., Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, ago. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000200525&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2021.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: Tomaz Tadeu da Silva (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais.15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Roziane Keila Grando 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).