Educação escolar, formação de professores em serviço e mundo do trabalho
Um diálogo com a pedagogia dos multiletramentos
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5575Mots-clés :
Multiletramentos, Mundo do trabalho, Formação de professoresRésumé
Este ensaio apresenta uma reflexão sobre o conceito mundo do trabalho, apresentado no Manifesto Pedagogia dos Multiletramentos: desenhando futuros sociais (GNL, 1996), destacando as relações entre educação escolar e mundo do trabalho em um país como o Brasil. O texto reflete sobre as possibilidades de tomar o conceito mundo do trabalho como um dispositivo teórico-prático importante para o desenho de formações de professores em serviço, tendo em vista a necessidade de aprofundar, na escola, as discussões sobre o papel da educação escolar na inserção dos alunos no mundo do trabalho. Defendo que é preciso trazer para os debates progressistas as relações entre escola e mundo do trabalho, para avançarmos na formação crítica dos professores e, em última instância, da classe trabalhadora. Apoio-me, em certa medida, em autores do giro decolonial, como Mignolo (2003); Quijano (2010), Walsh (2013); Souza Santos (2010) e Grosfoguel (2019), de modo a propor uma leitura “suleada” das relações entre escola e mundo do trabalho.
Téléchargements
Références
GROSFOGUEL, R. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, J. MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N. (org.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MARTINS, E. B. de A. Educação na lógica de mercado: reflexos nas “falas” dos profissionais das escolas. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n.3, p. 195-214, Set./Dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47259. Acesso em: 14 jun. 2021.
MIGNOLO, W. Histórias Globais/projetos Locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review; Spring, 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2021.
PINHEIRO, P. A. Sobre o manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing Social futures” – 20 anos depois. Trab. Ling. Aplic., campinas, n (55.2), p. 525-530, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647409/14358. Acesso em 02 de maio de 2021.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985. Acesso em: 14 jun. 2021.
SOUZA SANTOS, B. d.; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
WALSH, C. (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgientes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Deise Nancy de Morais 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).