Educação escolar, formação de professores em serviço e mundo do trabalho
Um diálogo com a pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5575Palabras clave:
Multiletramentos, Mundo do trabalho, Formação de professoresResumen
Este ensaio apresenta uma reflexão sobre o conceito mundo do trabalho, apresentado no Manifesto Pedagogia dos Multiletramentos: desenhando futuros sociais (GNL, 1996), destacando as relações entre educação escolar e mundo do trabalho em um país como o Brasil. O texto reflete sobre as possibilidades de tomar o conceito mundo do trabalho como um dispositivo teórico-prático importante para o desenho de formações de professores em serviço, tendo em vista a necessidade de aprofundar, na escola, as discussões sobre o papel da educação escolar na inserção dos alunos no mundo do trabalho. Defendo que é preciso trazer para os debates progressistas as relações entre escola e mundo do trabalho, para avançarmos na formação crítica dos professores e, em última instância, da classe trabalhadora. Apoio-me, em certa medida, em autores do giro decolonial, como Mignolo (2003); Quijano (2010), Walsh (2013); Souza Santos (2010) e Grosfoguel (2019), de modo a propor uma leitura “suleada” das relações entre escola e mundo do trabalho.
Descargas
Citas
GROSFOGUEL, R. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, J. MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, N. (org.) Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
MARTINS, E. B. de A. Educação na lógica de mercado: reflexos nas “falas” dos profissionais das escolas. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n.3, p. 195-214, Set./Dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/47259. Acesso em: 14 jun. 2021.
MIGNOLO, W. Histórias Globais/projetos Locais. Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Harvard Educational Review; Spring, 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em 05 de fevereiro de 2021.
PINHEIRO, P. A. Sobre o manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing Social futures” – 20 anos depois. Trab. Ling. Aplic., campinas, n (55.2), p. 525-530, maio/ago. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647409/14358. Acesso em 02 de maio de 2021.
RIBEIRO, A. E. Que futuros redesenhamos? Uma releitura do manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos e seus ecos no Brasil para o século XXI. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2196/1985. Acesso em: 14 jun. 2021.
SOUZA SANTOS, B. d.; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
WALSH, C. (org.). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgientes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Deise Nancy de Morais
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).