Initial teacher training, teaching work and the formative proposal of the Pedagogical Residency Nucleus / Subproject /UNIFAP

From epistemic dimensions to praxiological experiences of resident teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5182

Keywords:

Teaching Work, Pedagogical Residence, Teacher training

Abstract

The objective of this article is to present, first, the configuration of a training course offered to Portuguese Language teachers (in pre-service), participants in the Pedagogical Residency Program, Nucleus / Subproject of Letras-Português - 2018-2020, developed by the University Federal of the XX. From this objective, there is another one that aims to analyze the teaching action and the planned and accomplished work of five resident teachers, participating in the referred course. The study is located in the field of Applied Linguistics and the analysis of the data, of a qualitative-interpretative character (DENZIN; LINCOLN, 2006), was carried out based on a corpus of excerpts from two reports of teaching practice practices, produced by resident professors / research collaborators. In the excerpts of the reports, some segments of thematic treatment of the speech of these teachers were analyzed, from which it was possible to find representations of the teaching action and the work developed by these agents in the context of didactic interaction in the classroom. The results demonstrate that the offer of the referred course enabled the resident teachers to both mobilize and expand their didactic repertoires for teaching Portuguese as their mother tongue. In addition, the analysis and interpretation of data, in this case, of the thematic treatment segments, taken from two practice reports, allowed us to understand, configured based on external determinants that are directly linked to prescriptions that are established from official documents, intentions and models of action that these subjects rely on to achieve their métier.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rosivaldo Gomes, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Doutor em Linguística Aplicada - Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. Realizou estágio de Pós-doutorado pelo Departamento de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá na área de Educação e formação de professores e estágio pós-doutoral em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística pela Universidade Federal do Ceará com apoio de bolsa pelo Programa Nacional de Estágio Pós-doutoral (PNPD/CAPES). É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras - Mestrado (PPGLET/UNIFAP) - Linha de pesquisa Diversidade Linguística na Amazônia, docente do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras) - Linha de pesquisa Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem e docente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFMS) - Linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Realiza pesquisa que tratam sobre os seguintes temas: educação bilíngue, práticas de letramentos, Português como LE/L2, Língua Adicional e Língua Materna, formação de professores, agir professoral, letramento acadêmico, práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, práticas discursivas em redes sociais, práticas translíngues, identidade, cultura e linguagens na amazônia, letramento racial crítico e currículo; currículo, gênero, raça e sexutalidades e discurso; educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade. 

References

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUE, 2004. p. 35-54.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1951/1953].

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

BRONCKART, J.P. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução:Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas-SP: Mercado das Letras, 2006.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2.ed. São Paulo: Educ, 2009.

BRONCKART, J.P. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Tradução: Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2008.

BRONCKART, J. P.; MACHADO, A. R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 131-163.

BULEA, E. Linguagem e efeitos desenvolvimentais da interpretação da atividade. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2010.

BULEA, E.; BRONCKART, J. P. As potencialidades praxiológicas e epistêmicas dos (tipos de) discursos. Scripta, v. 12, n. 22, p. 43-84, jul., 2008. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4433. Acesso em: 20 mar. 2021.

CICUREL, F. Les interactions dans l´ enseignement des langues: l´agir professoral.Didier, Paris, 2011.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. 2. ed. Tradução: Adail Sobral. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2007.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Orgs.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J (Orgs.). Gêneros Orais e escritos na escola. Tradução e Organização deR. Rojo e G. S. Cordeiro. São Paulo: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

GOMES, R. Projetos de letramento - práticas sociais, digitais, culturais de linguagem e formação docente. Macapá: Departamento de Extensão - Universidade Federal do Amapá, 2018. p. 1-20.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema fundamental para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (Orgs.) Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 7-40.

JANKS, H. Panorama sobre letramento crítico. In: JESUS, D. M.; CARBONIERI, D. (Orgs.) Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes, 2016. p. 21-39.

JORDÃO, C. M. No tabuleiro da professora tem... Letramento Crítico? In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (Orgs.) Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.p. 41-53.

KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Linguística Aplicada na Modernidade recente: festschri para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 39-58.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, jul., 2007.Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242. Acesso em: 12 mar. 2021.

KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Orgs.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul, 2000. p. 223-243.

KLEIMAN, A. B.; DIAS, C. A.; GRANDE, P. B. A Linguística Aplicada na contemporaneidade: uma narrativa de continuidades na transformação. Calidoscópio, Taubaté, v. 17, p. 724-742, 2019. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.04. Acesso em: 12 mar. 2021.

KLEIMAN, A. B.; SANTOS, C. B. dos. Estudos de letramento do professor: percursos metodológicos. In: GONÇALVES, A. V.; SILVA, W. R.; GÓIS, M. L. de Sousa (Orgs.).Viabilizar a Linguística Aplicada: abordagens teóricas e metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editora, 2014. p.183-205.

LEURQUIN, E. V. L. F. O que dizem os professores sobre seu agir professoral? In: GERHARDT, A. F. L. M. (Org.).Ensino-aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada. Campinas: Pontes, 2013. p. 299-332.

LIBERALI F. C. As linguagens das reflexões. In: MAGALHÃES, M. C. C. (Org.). A formação do professor como um profissional crítico. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 87-117.

MACHADO, A. R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A. M. M; MACHADO, A. R.; COUTINHO, A. (Org.) O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas. São Paulo: Mercado de Letras, 2007. p. 77-97.

MACHADO, A. R.; LOUSADA, E. A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier”. Linguagem em (Dis)curso, Palhoça, SC, v. 10, n. 3, p. 619-633, set./dez., 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-76322010000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 12 mar. 2021.

MACHADO, A.R. Por uma concepção ampliada do trabalho do professor. In: GUIMARÃES, A.M.M., MACHADO, A.R.; COUTINHO, A. (Orgs.). O Interacionismo Sociodiscursivo: Questões epistemológicas e metodológicas. Campinas: Mercado de Letras, 2009.

MACHADO, A.R; BRONCKART, J.P. De que modo os textos Oficiais prescrevem o Trabalho do Professor? Análise Comparativa de Documentos Brasileiros e Genebrinos. Revista de Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada Delta, São Paulo, v. 21, n.2, 2005.

MAGALHÃES, M. C. C. A linguagem na formação de professores reflexivos críticos. In: MAGALHÃES, M. C. C (Org.). A formação do professor como um profissional crítico. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 59-85.

MOITA LOPES, L.P. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L.P. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006. p. 85-105.

SAUJAT, F. O trabalho do professor nas pesquisas em educação: um panorama. In: MACHADO, A. R. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 3-34.

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução:Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SIGNORINI, I. Do residual ao múltiplo e ao complexo: o objeto da pesquisa em Linguística Aplicada. In: SIGNORINI, I.; CAVALCANTI, M. (Orgs.). Linguística Aplicada e transdisciplinaridade: questões e perspectivas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.p. 89-98.

STREET, B. V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução:Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TILIO, R. C.; MULICO, L. V. Um olhar sobre a emergência da Linguística Aplicada contemporânea na perspectiva dos sistemas complexos. Alfa: Revista de Linguística,v. 60, pp. 455-474, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7989. Acesso em: 12 mar. 2021.

Published

2021-06-04

How to Cite

GOMES, R. Initial teacher training, teaching work and the formative proposal of the Pedagogical Residency Nucleus / Subproject /UNIFAP: From epistemic dimensions to praxiological experiences of resident teachers. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 114–138, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5182. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5182. Acesso em: 22 nov. 2024.