Formação de professores de línguas em Roraima

Da Educação Linguística Ampliada às Novas Epistemologias

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DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5161

Mots-clés :

Formação de Professores, Reforma curricular, Superdiversidade linguística

Résumé

Com duas fronteiras internacionais e mais de 10 etnias indígenas habitando o território de Roraima, as escolas locais são atravessadas pelos contatos linguístico-culturais de alunos de diferentes nacionalidades e etnias. Nos municípios fronteiriços do estado sempre houve a presença de estudantes estrangeiros e indígenas que frequentam não só as escolas das comunidades indígenas, mas também das áreas urbanas. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar a necessidade de uma reformulação curricular das licenciaturas em Letras oferecidas em Roraima, para que possam proporcionar uma educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) a professores de línguas maternas e adicionais. Tal preocupação com a formação dos professores de línguas é urgente, principalmente, após o aumento da migração transnacional de venezuelanos, além da dificuldade já existente dos professores para lidar com a realidade sociolinguística complexa na qual os aprendizes estão inseridos. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa, com análise das grades curriculares dos cursos de letras das Universidades Estadual e Federal de Roraima. O arcabouço teórico desta pesquisa filia-se à Linguística Aplicada e às novas epistemologias advindas das teorias decoloniais (MIGNOLO, 2018). Os resultados mostram ações incipientes para a inclusão de disciplinas relacionadas à diversidade linguística roraimense e ao ensino/aprendizagem de português como língua adicional (indígenas, estrangeiros e surdos). Ademais, verificamos a urgência de que disciplinas atualmente eletivas, sejam atualizadas na perspectiva aqui defendida e incorporadas à grade obrigatória dos currículos, objetivando a regularidade formativa dos cursos.

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Bibliographies de l'auteur

Cora Elena Gonzalo Zambrano, Universidade Estadual de Roraima – UERR

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Doutoranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Fedeal de Minas Gerais (UFMG); Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista-RR.

Marcus Vinícius da Silva, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR

Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESp-Araraquara); Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (Cap/UFRR), Boa Vista-RR.

Fernanda Sousa Lima, Universidade Estadual de Roraima – UERR

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR); Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista-RR.

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Publiée

2021-06-04

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ZAMBRANO, C. E. G.; SILVA, M. V. da; LIMA, F. S. Formação de professores de línguas em Roraima: Da Educação Linguística Ampliada às Novas Epistemologias. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 338–358, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5161. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5161. Acesso em: 22 déc. 2024.

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