ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA

Autores

  • Cora Elena Gonzalo Zambrano, UERR

Palavras-chave:

Bilinguismo, Escola, Fronteira, Minorias

Resumo

Este artigo mostra como acontece a escolarização em contexto bilíngue de minorias linguísticas em uma escola de educação infantil localizada na fronteira do Brasil com a Venezuela. Por meio de uma pesquisa de cunho etnográfico, especificamente um recorte de um trabalho maior, foi possível analisar como as crianças denominadas “brasileiras venezuelanas” se comunicam entre si, com os colegas e professores, além de verificar casos de alternância de língua, mudanças de códigos e empréstimos linguísticos nas turmas do primeiro nível de educação infantil. O contexto é sociolinguisticamente complexo, aonde o português e o espanhol estão em contato direto em todos os âmbitos da instituição escolar. Dentre os autores utilizados para o embasamento teórico estão Cavalcanti (1999), Maher (2007) e Mello (1999).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALVET, L.J. Sociolinguística, uma introdução crítica. São Paulo: Parábola, 2002.
CAVALCANTI, M.C. Estudos sobre educação bilíngue e escolarização em contexto de minorias linguísticas no Brasil. DELTA, 15, n. especial, 1999.
______. Do singular ao multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. In: Cavalcanti e Bortoni-Ricardo (orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado das letras, 2007.
FRITZEN, M. P. Bilinguismo e letramento em uma escola rural localizada em zona de imigração alemã no sul do Brasil. Tese de doutorado UNICAMP. Campinas, SP, 2008.
GROSJEAN, F. Bilinguismo individual. Tradução de Heloísa Augusta Brito de Mello e Dilys Karen Rees. UFG, 2008. Disponível em:
http://proec.ufg.br/revista_ufg/dezembro2008/traducao.html>. Acesso em 30 de junho de 2015.
MAHER. T. M. Do casulo ao movimento: a suspensão das certezas na educação bilíngue e intercultural. In: Cavalcanti e Bortoni-Ricardo (orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas, SP. Mercado das letras, 2007.
MAHER. T.M.. A educação do entorno para a interculturalidade e o plurilinguismo. In: KLEIMAN E CAVALCANTI (orgs). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP, Mercado das Letras, 2007.
MELLO, H. A. B. O falar bilíngue. Editora Afiliada UFG: Goiânia, 1999.
SOUZA, R.M. Formação de professores e minorias lingüísticas: que pedagogos e pedagogas, para atender a que interesses ideológicos, estamos formando?. Programa ética e cidadania construindo valores na escola e na sociedade. A história da alfabetização no Brasil. Disponível em: <http://
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/22_souza.pdf>.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

ZAMBRANO, C. E. G. ESCOLARIZAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE NA FRONTEIRA BRASIL/VENEZUELA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 21–30, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1574. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)