A relação entre o tempo e a linguagem em “A portrait of the artist as a young man”

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4232

Mots-clés :

Romance, Tempo, Linguagem, Personagem, James Joyce

Résumé

A obra analisada narra a história de Stephen Dedalus. A partir da perspectiva de evolução do personagem, propomos um estudo do romance enquanto gênero diferenciado no tratamento do tempo. Nosso objetivo: analisar como a linguagem cria uma camada para o desenvolvimento do personagem na estrutura temporal da obra, possibilitando o compartilhamento de uma experiência temporal pela linguagem. Por meio da comparação de trechos recortados do primeiro e do último capítulo, concluímos que para configurar o tempo na linguagem, o autor utiliza de recursos como os diálogos para desenvolver um “presente fictício” e modificações na linguagem representada dos personagens para criar uma atmosfera infantil e uma linguagem poética para Stephen. Assim, nos aproximamos de forma mais precisa da realidade da obra por meio de impressões subjetivas do personagem em diferentes momentos de sua vida – a saber, o desenvolvimento da narrativa da vida de Stephen segue pelo tempo em uma camada representada na própria estrutura linguística da obra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018.

ANDREWS, George Reid. O negro no Brasil e nos Estados Unidos. Revista Lua Nova, São Paulo, v. 2, n. 1, jun. 1985. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/v2n1/a13v2n1.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.

BESSA, Décio; SATO, Denise Tamaê Borges. Categorias de análise. In: Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.

BLUME, Rosvitha Friesen; PETERLE, Patricia. Tradução e relações de poder: algumas reflexões introdutórias. In: BLUME, Rosvitha Friesen; PETERLE, Patricia. (Orgs.). Tradução e relação de poder. Tubarão, SC: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013.

FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Oxford, UK; Cambridge, MA: Polity Press, 1992.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua Portuguesa. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.

George Floyd: o que aconteceu antes da prisão e como foram seus últimos 30 minutos de vida. BBC News Mundo, 31 de maio de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52868252. Acesso em: 15 jul. 2020.

GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, n. 39, p. 1-15, fev. 1999.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MCLAUGHLIN; Eliott C.; MORRIS, Jason; BARAJAS, Angela. AhmaudArbery was killed doing what he loved, and a south Georgia community demands justice. CNN, 07 de maio de 2020. Disponível em: https://edition.cnn.com/2020/05/07/us/ahmaud-arbery-shooting-demands-justice/index.html. Acesso em: 09 maio 2020.

KARNAL, Leandro. A formação da Nação. In: KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.

ROMANELLI, Sandro Luís Tomás Ballande; TOMIO, Fabrício Ricardo de Limas. Suprema corte e segregação racial nos moinhos da guerra fria. Revista Direito GV, São Paulo, v. 13, n. 1, p.204-235, jan-abr, 2017.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Tradução do Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da pós-graduação da PUCRS. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 427 p.

VAN DIJK, Teun A. Introdução. In: VAN DIJK, Teun A et.al. (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.

VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. São Paulo: Pontes Editores, 2009.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

Publiée

2021-01-22

Comment citer

MENDONÇA JUNIOR, J. W.; ARAUJO, R. B. A relação entre o tempo e a linguagem em “A portrait of the artist as a young man”. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 110–129, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4232. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4232. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles