A relação entre o tempo e a linguagem em “A portrait of the artist as a young man”
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4232Palabras clave:
Romance, Tempo, Linguagem, Personagem, James JoyceResumen
A obra analisada narra a história de Stephen Dedalus. A partir da perspectiva de evolução do personagem, propomos um estudo do romance enquanto gênero diferenciado no tratamento do tempo. Nosso objetivo: analisar como a linguagem cria uma camada para o desenvolvimento do personagem na estrutura temporal da obra, possibilitando o compartilhamento de uma experiência temporal pela linguagem. Por meio da comparação de trechos recortados do primeiro e do último capítulo, concluímos que para configurar o tempo na linguagem, o autor utiliza de recursos como os diálogos para desenvolver um “presente fictício” e modificações na linguagem representada dos personagens para criar uma atmosfera infantil e uma linguagem poética para Stephen. Assim, nos aproximamos de forma mais precisa da realidade da obra por meio de impressões subjetivas do personagem em diferentes momentos de sua vida – a saber, o desenvolvimento da narrativa da vida de Stephen segue pelo tempo em uma camada representada na própria estrutura linguística da obra.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2018.
ANDREWS, George Reid. O negro no Brasil e nos Estados Unidos. Revista Lua Nova, São Paulo, v. 2, n. 1, jun. 1985. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ln/v2n1/a13v2n1.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.
BESSA, Décio; SATO, Denise Tamaê Borges. Categorias de análise. In: Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola, 2018.
BLUME, Rosvitha Friesen; PETERLE, Patricia. Tradução e relações de poder: algumas reflexões introdutórias. In: BLUME, Rosvitha Friesen; PETERLE, Patricia. (Orgs.). Tradução e relação de poder. Tubarão, SC: Ed. Copiart; Florianópolis: PGET/UFSC, 2013.
FAIRCLOUGH, Norman. Discourse and Social Change. Oxford, UK; Cambridge, MA: Polity Press, 1992.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UNB, 2001.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua Portuguesa. 1 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
George Floyd: o que aconteceu antes da prisão e como foram seus últimos 30 minutos de vida. BBC News Mundo, 31 de maio de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52868252. Acesso em: 15 jul. 2020.
GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo. Combatendo o racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, n. 39, p. 1-15, fev. 1999.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
MCLAUGHLIN; Eliott C.; MORRIS, Jason; BARAJAS, Angela. AhmaudArbery was killed doing what he loved, and a south Georgia community demands justice. CNN, 07 de maio de 2020. Disponível em: https://edition.cnn.com/2020/05/07/us/ahmaud-arbery-shooting-demands-justice/index.html. Acesso em: 09 maio 2020.
KARNAL, Leandro. A formação da Nação. In: KARNAL, Leandro et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007.
ROMANELLI, Sandro Luís Tomás Ballande; TOMIO, Fabrício Ricardo de Limas. Suprema corte e segregação racial nos moinhos da guerra fria. Revista Direito GV, São Paulo, v. 13, n. 1, p.204-235, jan-abr, 2017.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Tradução do Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da pós-graduação da PUCRS. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 427 p.
VAN DIJK, Teun A. Introdução. In: VAN DIJK, Teun A et.al. (org.). Racismo e discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008.
VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso crítica e realismo crítico: implicações interdisciplinares. São Paulo: Pontes Editores, 2009.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).