A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários
DOI :
https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4171Mots-clés :
Letramento, Letramento Acadêmico, Prática de Ensino, Formação de Leitor LiterárioRésumé
Partindo da premissa de que a escrita no Ensino Superior é uma das preocupações no âmbito acadêmico, este trabalho objetiva analisar as potencialidades intrínsecas ao letramento acadêmico e como estas refletem no ensino da leitura e escrita e na formação de leitores literários na escola. Como questão norteadora, indaga-se: como o letramento acadêmico reverbera na prática de ensino (da leitura e da escrita) e na formação de leitores literários na escola? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Conclui-se que o professor letrado academicamente tem possibilidades de se apropriar de estratégias pedagógicas que contribuem diretamente no processo de letramento, bem como na formação de leitores literários.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).