A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4171

Palabras clave:

Letramento, Letramento Acadêmico, Prática de Ensino, Formação de Leitor Literário

Resumen

Partindo da premissa de que a escrita no Ensino Superior é uma das preocupações no âmbito acadêmico, este trabalho objetiva analisar as potencialidades intrínsecas ao letramento acadêmico e como estas refletem no ensino da leitura e escrita e na formação de leitores literários na escola. Como questão norteadora, indaga-se: como o letramento acadêmico reverbera na prática de ensino (da leitura e da escrita) e na formação de leitores literários na escola? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Conclui-se que o professor letrado academicamente tem possibilidades de se apropriar de estratégias pedagógicas que contribuem diretamente no processo de letramento, bem como na formação de leitores literários.

Descargas

Biografía del autor/a

Deniz Costa Amado, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT, 2007). Graduada em Letras Licenciatura (habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola) pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS, 2018). Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (UFT, 2015). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), na linha de pesquisa Ensino de Literatura e Letramento Literário. Exerce cargo efetivo de Técnico de Nível Superior na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doctorado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Tocantins, donde trabaja en el Programa de Postgrado en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura y en la Licenciatura en Educación del Campo: Artes y Música. Líder del Grupo de Estudios e Investigación en Educación del Campo (Gepec/CNPq), Editor asistente de la Revista Brasileña de la Educación Rural. Tiene experiencia en Lingüística Aplicada y Educación del Campo, trabajando principalmente en los siguientes temas: enseñanza de la lengua portuguesa, géneros discursivos, material didáctico, alfabetización, prácticas pedagógicas en Educación del Campo/Pedagogía de la Alternancia. Es miembro de la Asociación Brasileña de Lingüística (ABRALIN) y de la Red de Investigación de Educación Rural (RIER).

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de Goiás (1993), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Professor do ProfLetras Membro do GT/Anpoll Literatura e ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, ensino de literatura, formação de leitores, literatura brasileira e literatura.

Publicado

2021-01-22

Cómo citar

AMADO, D. C.; SILVA, C. da; MELO, M. A. de. A interface entre letramento acadêmico, prática de ensino e formação de leitores literários. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 50–66, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4171. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4171. Acesso em: 24 may. 2025.