Estereótipos de gênero e leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3815

Mots-clés :

Leitura crítica, Multiletramentos, Gênero, Anúncio audiovisual

Résumé

Com a dinâmica de textos multimodais e a sua presença nas práticas sociais, o ensino de leitura vem demandando investimento na formação crítica do leitor e dos formadores de leitores. Essa formação é possível por intermédio da Pedagogia dos Multiletramentos no ensino de línguas. Assim, optar por um ensino de línguas que esteja ancorado nos multiletramentos abre espaço para a inclusão das questões identitárias e para a divulgação dos direitos humanos na Escola. A partir desse recorte, o objetivo do trabalho é analisar um evento de formação de professores que versou sobre o anúncio audiovisual da cerveja Skol, intitulado “Reposter - Redondo é sair do seu passado”, veiculado no ano de 2017. A problematização da discussão recai sobre como a linguagem tem sido usada na condição de suporte para as diferenças de gênero. Inscrita no campo da Linguística Aplicada, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com uma abordagem interpretativista. Os dados obtidos nesse estudo de caso ajudam na compreensão de que é necessário investir na agenda de formação que auxilie no entendimento de que tratar de diversidade cultural também envolve tratar das identidades de gênero.

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Publiée

2021-01-22

Comment citer

GRANDO, R. K. Estereótipos de gênero e leitura multimodal crítica na formação continuada de professores de línguas. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 321–338, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3815. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3815. Acesso em: 25 nov. 2024.

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