LE DISCOURS POLITIQUE AU FÉMININ: IDENTITÉ SOCIALE (LA REINE MARIANNE D’ESPAGNE ET LA GOUVERNEUR ROSEANA DU MARANHÃO)
Mots-clés :
Sentido, Pragmatismo, Poder FemininoRésumé
Neste artigo, o retrato da rainha da Espanha Mariane é adulterado pela mídia brasileira, jormal Folha de São Paulo, com o rosto da então governadora do Maranhão, Roseana Sarney. As vestimentas são as mesmas como pequenas adulterações de sentidos semióticos relevantes, tais como em vez de coroa, uma arma, em vez de um olhar de realeza, um olhar cabisbaixo. Pela metodologia de uma análise comparativa, visa-se chegar a sentidos da política brasileira e do poder identitário feminino. Nesta análise pragmatismo, semiótica e mitologia se entrecruzam em prol do universo da significação do discurso midiático de caráter imagético-político-social, na busca de uma análise crítica de como o poder feminino pode se manifestar.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Dina Maria Martins Ferreira 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).