O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4867Palabras clave:
Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado, Ensino remoto emergencialResumen
O artigo descreve e analisa as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio, no contexto da pandemia, vivenciadas por uma acadêmica do curso de Letras a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano letivo de 2020. O texto apresenta como fundamentos teóricos as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) (PARANÁ, 2008), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL, 2017), e as concepções de Shulman (1987), Peres (2012), Behar (2020), Rojo e Moura (2012), entre outros. Como resultados da experiência, o trabalho propiciou reflexões sobre diferentes faces do processo de ensino e aprendizagem na escola, destacando a mediação didática pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como as dificuldades e limitações de atuar por esse formato, confirmando a necessidade de conhecimentos específicos e recursos tecnológicos adequados, além de uma formação inicial que permita aos docentes atuar em um contexto de transformação contínua.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.Tradução Maria E. Galvão e revisão Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEHAR, PatriciaAlejandra.O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a DistânciaUFRGS.6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 23 nov. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.
BRASIL, Portaria nº 544, de 16 jun. 2020. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 23 dez. 2020.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
CECILIO, Sandra Regina. Ensino de língua portuguesa: análise linguística. In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.79-102.
GAYDECZKA, Beatriz; KARWOSKI, Acir Mário. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.18, n.1, p. 151-174, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15301. Acesso em: 15 mar.2020.
KLEIMAN, Angela. O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (Org.).Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 15-64.
MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 14 ago. 2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Curitiba/PR: SEED, 2008.
PERES, Aparecida de Fatima. Afinal, o que é preciso saber para ser professor? In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.13-24.
PINHEIRO, Wagner. Aula 3: como colocar a aula no Youtube e disponibilizar para seus alunos. Física Club.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BrhPQs9zPlg. Acesso em: 23 dez. 2020.
RITTER, Lilian Cristina Buzato. Uma proposta pedagógica de leitura na perspectiva dialógica. In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.37-52.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. Harvard EducationalReview, Cambridge, n. 1, v. 57, p. 1-22, Febr. 1987.
VIANNA, Carolina Assis Dias; SITO, Luanda; VALSECHI, Marília Curado; PEREIRA, Sílvia Letícia Matievicz. Do Letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramento de uma perspectiva sociocultural sobre escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Patrícia Cardoso Batista, Nilza Pereira Crepaldi, Annie Rose dos Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).