Metáfora Visual no Livro Didático de Português

Autores/as

  • Francisco Alexandre Sobreira de Souza
  • Ana Maria Pereira Lima

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3118

Palabras clave:

Letramento, Multimodalidade, Metáfora multimodal, Livro didático

Resumen

No presente trabalho, procuramos analisar como as metáforas visuais são desenvolvidas em atividades de leitura presentes no Livro Didático de Português (LDP) visando a um letramento visual crítico, se elas abordam um direcionamento para a percepção do processo de conceitualização metafórica, perpassando por seus elementos composicionais, nas construções textuais multimodais e se potencializam uma oportunidade para o descortinamento de intenções e valores velados. Para isso, embasamo-nos nos pressupostos teóricos da Metáfora Conceitual (LAKOFF & JOHNSON, 2002) e da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2009), aliados à teoria da multimodalidade (KRESS, 2009; 2010), (VAN LEUWEEN, 2005), (KRESS &VAN LEUWENN, 2006), visto que os textos multimodais constituem nossas práticas sociais cotidianas. Ademais, faremos um contraponto com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), a fim de perceber se essas atividades de leitura seguem as orientações das habilidades a elas relacionadas. Por fim, ainda notamos um tratamento secundário em relação à multimodalidade no LDP, mesmo sendo um de seus aspectos composicionais mais perceptíveis.

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Citas

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Publicado

2020-05-12

Cómo citar

DE SOUZA, F. A. S.; LIMA, A. M. P. Metáfora Visual no Livro Didático de Português. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 102–117, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3118. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3118. Acesso em: 3 jul. 2024.