Funcionamento dos Dispositivos de Poder na Mídia e na Educação
Uma Série Enunciativa do Caos?
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2913Palabras clave:
Mídia, Dispositivo de Poder, EducaçãoResumen
O presente estudo visa refletir sobre a série enunciativa que vem moldando uma narrativa do caos em torno da educação brasileira ao longo dos anos. Em especial, tomamos como recorte temporal as materialidades proferidas na Grande Mídia e pela Mídia Alternativa após a posse do presidente Jair Bolsonaro (janeiro a maio de 2019). Assim sendo, através de uma pesquisa exploratória de base interpretativista, propomos analisar um conjunto de séries enunciativas e visualizar como um dispositivo ou vários dispositivos de poder atuam na materialidade discursiva em um dado tempo e espaço. Esse jogo discursivo foi vislumbrado à luz das categorizações propostas por Foucault (2006) e aprofundadas por Deleuze (1996) ao entender o funcionamento desse dispositivo (GREGOLIN, 2015, 2016). Como resultado, concluímos que a mídia perpetua narrativas de poder ao se associar ao discurso político, destinando espaço para certos dizeres.
Descargas
Citas
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: ______. O mistério de Ariana. Tradução e prefácio de Edmundo Cordeiro. Lisboa: Vega – Passagens, 1996. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/48275693/O-que-e-um-dispositivo-Gilles-Deleuze>. Acessado em: 01 set. 2019.
DOURADO, L. F. Reforma do Estado e as políticas para a educação superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, 2002.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: ______. Estética: literatura, música e cinema. Tradução de Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 411-421 (Coleção Ditos e Escritos, v. III).
GREGOLIN, M.R. Discursos e imagens do corpo: heterotopias da (in)visibilidade na WEB. In: FLORES, G.G.; NECKEL, N.R.F.; GALLO, S.M.L. (Orgs.). Análise do discurso em rede: cultura e mídia. [S.l: s.n.], 2015. p.191-203.
GREGOLIN, M. R. Análise do Discurso com Michel Foucault Ep. 02, Os dispositivos. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=555&v=IpMURaG9hYc> Acessado em: 01 set. 2019.
SILVA, F. P. Mídia e produção dos sentidos: das traquinices que povoam o enunciado. In: OLIVEIRA, M. B. F.; ALVES, M. P. C.; SILVA, M.P. (Orgs.). Linguagem e práticas sociais: ensaios e pesquisas. Natal: EDFRN, 2008.
SILVA, I. B. G. O Banco Mundial e as políticas educacionais. Ciclo Revista, v. 1, n. 2, 2016.
SINGER, P. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 1, p. 5-15, jan./abr. 1996.
STEINBERGER, M. B. Discursos geopolíticos da mídia: jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: EDUC; Fapesp; Cortez, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Kélvya Freitas Abreu, Orlando Silva de Oliveira, Maria Patrícia Lourenço Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).