A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES
Palabras clave:
Metáforas, Metonímias, AnúnciosResumen
Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito.
Descargas
Citas
CHAVES, C.N.M. Metáfora e humor. In MACEDO, A.C.P. & BUSSONS, A.F. (orgs.) Faces da metáfora. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2006, p. 53-77.
CROFT, W.; CRUSE, D.A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CUENCA, M.J. & HILFERTY, J. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.
GRADY, J. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Tese de Doutorado – não-publicada], University of California, Berkeley, CA, USA, 1997.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002.
LIMA, P.L.C. A nova tipologia da metáfora conceitual. 2002. [referência bibliográfica indisponível].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Kennedy Cabral Nobre
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).