A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES

Autores/as

  • Kennedy Cabral Nobre UFC

Palabras clave:

Metáforas, Metonímias, Anúncios

Resumen

Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, J.P. Caracterização do cibergêbero homepage corporativa ou institucional. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, V. 3, n. 2, pp. 135-167, jan./jun. 2003
CHAVES, C.N.M. Metáfora e humor. In MACEDO, A.C.P. & BUSSONS, A.F. (orgs.) Faces da metáfora. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2006, p. 53-77.
CROFT, W.; CRUSE, D.A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CUENCA, M.J. & HILFERTY, J. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.
GRADY, J. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Tese de Doutorado – não-publicada], University of California, Berkeley, CA, USA, 1997.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002.
LIMA, P.L.C. A nova tipologia da metáfora conceitual. 2002. [referência bibliográfica indisponível].

Publicado

2019-09-14

Cómo citar

NOBRE, K. C. A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 79–88, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1838. Acesso em: 22 jul. 2024.