Análise dialógica do discurso e a sustentabilidade como valor da argumentação na publicidade

Análise de anúncios de uma instituição bancária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4371

Palavras-chave:

Discurso, Dialogismo, Argumentação, Publicidade, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, com base na teoria dialógica em conjunto com a teoria da argumentação, o valor da sustentabilidade na publicidade de uma instituição bancária privada. Foram verificados os valores, a hierarquia de valores e os lugares da argumentação a partir das ocorrências nos textos. Os resultados mostram que o valor da sustentabilidade encontra-se em uma estrutura hierarquizada com os outros valores, e prevalecem os lugares de qualidade e quantidade. Além disso, as marcas linguísticas demonstram a inclusão do Banco como agente sustentável, e um endereçamento da responsabilidade social e das práticas sustentáveis a outros agentes, os clientes. Por fim, enfatiza-se a necessidade de recuperar o contexto para a compreensão das relações dialógicas existentes nos enunciados.

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

KNOLL, G. F.; PIRES, V. L. Análise dialógica do discurso e a sustentabilidade como valor da argumentação na publicidade: Análise de anúncios de uma instituição bancária. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 339–360, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4371. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4371. Acesso em: 29 mar. 2024.