A ABORDAGEM ERGONÔMICA DA ATIVIDADE DOCENTE: UMA INTRODUÇÃO ÀS NOÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
Keywords:
Ergonomia da Atividade, Abordagem Ergonômica, Autoconfrontação, Formação de ProfessoresAbstract
Este artigo tem o objetivo de desenvolver reflexões relativas ao trabalho do professor pelo viés da ergonomia da atividade, a partir de algumas noções teóricas e metodológicas aqui apresentadas. Resultado de estudos realizados e experiências ao lado da equipe ERGAPE, de Marseille, o texto aponta alguns aspectos do quadro metodológico da Autoconfrontação, utilizado nas pesquisas da equipe francesa e também em uso nas investigações que vem acontecendo na Universidade Estadual do Ceará. As pesquisas já concluídas nesta universidade apontam caminhos não apenas para o possível diálogo entre pesquisa e formação, mas também para novas perspectivas no que se refere à abordagem na formação de professores de línguas.
Downloads
References
______. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. (dir.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 35-53.
______.; LATAILLADE, G. Le « travail partagé » des enseinants: rôles des prescriptions et dynamique de l’activité enseignante. Actualités de la Recherche en Education et en Formation. Strasbourg, 2007. Disponível em : http://www.congresintaref.org/actes_pdf/AREF2007_Rene_AMIGUES_282.pdf.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______. La poétique de Dostoïevski. Paris: Éditions du Seuil, 1970.
CLOT, Y. Clinique du travail et le problème de la conscience. Travailler, 2001/2, nº 6, p. 31-54.
______. A função psicológica do trabalho. Trad. Adail Sobral. Petrópolis (RJ): Ed. Vozes, 2006.
______. Travail et pouvoir d’agir. Paris: Presses Universitaires de France, 2008.
______. Théorie en clinique de l’activité. In: MAGGI, B. (dir.) Interpréter l’agir: un défi théorique. Paris: PUF, 2011. p. 17-39.
CLOT, Y.; FAÏTA, D. Genres et styles en analyse du travail: concepts et méthodes. Travailler, nº 4, 2000, p. 7-42.
______.; LEPLAT, J. La méthode clinique en ergonomie et en psychologie du travail. Le travail humain, 2005/4 vol. 68, p. 289-316.
DARSES F.; MONTMOLLIN, M. L’ergonomie. Paris: La Découverte, 2006.
FAÏTA, D. Monde du travail et pratiques langagières. Langages, nº 93, 1989, p. 110-124.
______. La conduite du TGV: exercices de styles. Langage et Travail, nº 8, 1996, p. 46-50.
______. Théorie de l’activité langagière. In: MAGGI, B. (dir.) Interpréter l’agir : un défi théorique. Paris: PUF, 2011. p. 41-67.
______. SAUJAT, F. Développer l’activité des enseignants pour comprendre et transformer leur travail : un cadre théorique et méthodologique. In: SAUSSEZ, F ; YVON, F. (eds.) Analyser l’activité enseignante : des outils méthodologiques et théoriques pour l’intervention et la formation. Québec: Presses de l’Université de Laval, 2010. p. 41-69.
______.; VIEIRA, M. Réflexions méthodologiques sur l’autoconfrontation croisée. Skholê, horssérie, 1, p. 57-68, 2003.
FARIAS, A. Atividade docente de estagiários de francês: prescrições, gênero e estilo. Dissertação de Mestrado. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2010.
FÉLIX, C.; AMIGUES R.; ESPINASSY, L. (2014). Observer le travail enseignant. Recherches en Education, n°19. p. 52-62.
GIL, G. Mapeando os estudos de professores de línguas no Brasil. In: FREIRE, M. ABRAHÃO, M. H. V. BARCELOS, A. M. F. (dir.) Linguística Aplicada e contemporaneidade. São Paulo: ALAB/Campinas: Pontes, 2005. p. 173-182.
GUÉRIN, F. ; DANIELLOU, F. ; DURAFFOURG, J. ; KERGUELEN, A. Comprendre le travail pour le transformer: la pratique de l’ergonomie. Montrouge: ANACT, 1991.
LAVILLE, A. Repères pour une histoire de l’ergonomie francophone. Comptes rendus do congrès SELF-ACE 2001. Disponível em: http://www.ergonomie-self.org/documents/36eme- Montreal-2001/PDF-FR/v1-01a-laville.pdf
LEPLAT, J. ; HOC, M. Tâche et activité dans l’analyse psychologique des situations. Cahiers de psychologie cognitive, vol. 3, nº 1, 1983, p. 49-63.
MACHADO, A. R. (Org.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004.
MAGGI, B. (dir.) Interpréter l’agir: un défi théorique. Paris: PUF, 2011.
MORAES, R. Análise da atividade de professores de francês e elaboração de uma estratégia e de uma engenharia de formação profissional contínua: uma experiência na Universidade Estadual do Ceará. Projeto de Pesquisa. Fortaleza, UECE, 2013.
PROT, B. Pour sortir des idées fixes sur l’évaluation. La Revue de l’IRES, nº 55, numéro spécial, 2007/3. Disponível em: http://doc.sciencespo-lyon.fr/Signal/index.php?r=numero/view;id=5570
SAUJAT, F. Fonction et usage de l’instruction au sosie en formation initiale. 2005. Disponible sur : http://probo.free.fr
SOUZA-E-SILVA, M. C. P. O ensino como trabalho. In: MACHADO, A. R. (dir.) O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: EDUEL, 2004. p. 81-104.
VIEIRA, M.; FAÏTA, D. Quando os outros olham os outros de si mesmo: as reflexões metodológicas sobre a autoconfrontação cruzada. Polifonia, nº 3, 2007. p. 27-65.
YVON, F. ; CLOT, Y. Apprentissage et développement dans l’analyse du travail enseignant. Psic. da Educação, 19, 2º sem. 2004, p. 11-38.
http://www.professores.uff.br/cecilia
http://sites.univ-prov.fr/umr-3/spip.php?article17
http://www.ergonomie-self.org/heading/heading27179.html
http://neo.ens-lyon.fr/neo
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Rozania Maria Alves de Moraes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).