CATEGORIZAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POPULAR BRASILEIRA

Authors

  • Francis Arthuso Paiva Coltec-UFMG

Keywords:

Multimodalidade, Gêneros jornalísticos, Infográficos

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar um exemplar do gênero multimodal infográfico extraído da revista Superinteressante no tocante a sua integração multimodal de informações, com base na Gramática Visual de Kress e Van Leeuwen (2006 [1996]) e Gramática Sistêmico-funcional de Halliday e Matthiessen (2004). Em vários textos multimodais como nos infográficos, o leitor é exposto simultaneamente a todas as informações, cabendo a ele tomar a decisão sobre o que ler. Essa análise confirmou não apenas essa simultaneidade como também reforçou a noção de integração das modalidades em um infográfico. Constatamos haver uma categoria de infográficos na revista Superinteressante a que demos o nome de infográficos de orientação ao conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CABRAL, Danilo Cezar et al. Insurgência máxima. Superinteressante, v. 258, p. 50-51, nov. 2008.
COSCARELLI, Carla Viana. Espaços hipertextuais.Anais do II Encontro Internacional Linguagem, Cultura e Cognição, jun. 2003, FAE - UFMG, BH. Coord.: Eduardo Fleury Mortimer, Ana Luiza B. Smolka. ISBN: 85-86091 (CD- ROM)
HALLIDAY, M. A. K., & Matthiessen, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3. ed. Edition, London: Arnold, 2004.
KRESS, Gunther. Multimodalidade e aprendizagem: novas perspectivas do conhecimento, representação e comunicação. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Palestra proferida na Visitas internacionais, promovida Pelo IEAT-UFMG, em Belo Horizonte, em 14/08/2008. Disponível em: http://www.ufmg.br/ieat/index.php?option=com_content&task=view&id=374&Itemid=9, Acesso em 20 out. 2008.
KRESS, Gunther e VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006 (original de 1996).
MARCUSCHI, LuizAntônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Parte I: Suportes teóricos e práticas de ensino. IN: DIONÍSIO, Ângela Paiva et al. (orgs.) Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna. 2002. P.19-36.
PAIVA, Francis Arthuso. O gênero textual infográfico: leitura de um gênero textual multimodal por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2007. 78 f. Monografia (Especialização em Leitura e
Produção de textos) – Instituto de Educação Continuada, Pontifícia Universidade Católica, 2008.

Published

2019-09-15

How to Cite

PAIVA, F. A. CATEGORIZAÇÃO DE TEXTO MULTIMODAL DE REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA POPULAR BRASILEIRA. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 115–128, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1852. Acesso em: 22 jul. 2024.