REFERENCIAÇÃO NA PROSA ESCOLAR DE ALUNOS DE 6º ANO

Authors

  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo UNIFAP
  • Flávia Cristina Candido de Oliveira Protexto/ UFC
  • Mônica Magalhães Cavalcante Protexto/ UFC

Keywords:

Referenciação, Definitude, Prosa escolar

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como os alunos usam, na modalidade escrita, o processo de referenciação e definitude. O corpus consiste em uma amostra de dez (10) produções textuais do gênero relato de experiência, de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de duas escolas municipais de Fortaleza. Nossa proposta é analisar a categorização referencial dos artigos definidos e indefinidos presentes nas construções de textos escritos, de acordo com Koch (2003), e algumas considerações de Givón (2001). Os dados demonstram que os alunos usam essa categoria definitude em sua forma mais elementar salvo alguns casos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

APOTHÉLOZ, D.; CHANET, C. Definido e demonstrativo nas nomeações. In: Referenciação.
CAVALCANTE,M.M.;RODRIGUES,B.B.;CIULLA,A.(Org.).SãoPaulo:Contexto,2003.p.131-176.
CAVALCANTE,M. M. Referenciação:sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
CÂMARAJR.,J. MATTOSO.Dicionário de Filologia e Gramática. São Paulo:Iozon,Vozes, 1968.
GIVÓN, T. Syntax: um introduction. V. 2. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Série Debates 1. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983. (mimeo.)
NEVES, M. H. de M. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2011.

Published

2019-09-14

How to Cite

ARAÚJO, A. M. de C. e S.; OLIVEIRA, F. C. C. de; CAVALCANTE, M. M. REFERENCIAÇÃO NA PROSA ESCOLAR DE ALUNOS DE 6º ANO. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 23–32, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1822. Acesso em: 19 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)