Quando o coletivo produz recursos
mobilizações de grupos de mulheres, moradoras de bairros populares, e sua relação com as instituições
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v16i4.15233Keywords:
grupos de mulheres, mobilização social, narrativas de resistênciaAbstract
O artigo traz análises sobre as transformações ocorridas na vida de mulheres e em suas relações com as instituições sociais a partir do enfrentamento de demandas, tais como a relação com a escola, as locações sociais, a empregabilidade e o trabalho, entre outras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e sociológico que se desenvolveu desde o acompanhamento desses coletivos, de seus debates, narrativas e suas mobilizações. Os grupos são constituídos de mulheres das frações inferiores das classes populares, que moram em bairros populares periféricos da cidade de Lyon, na França. O estudo desses grupos revela a produção de recursos inexistentes para cada um dos membros tomados isoladamente. Esses recursos constituem também uma “resistência objetiva” à dominação. Esse acompanhamento e a pesquisa mostram efeitos de socialização e o desenvolvimento de um conjunto de recursos mobilizáveis pelo coletivo e por cada uma das participantes, sobretudo nas relações com as instituições. Em decorrência, essas mobilizações ocasionam um processo de (re)qualificação simbólica que está inscrito, desde o início, no projeto de anunciar publicamente um outro discurso sobre a vida dos moradores dos bairros populares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Daniel Thin , Cláudia Régia Damasceno Chaves, Sandra Maria Gadelha de Carvalho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).