Ecologias digitais de aprendizagem na era da Inteligência Artificial

multimodalidade, multiletramentos, tecnologia e ética

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13212

Palabras clave:

educação, inteligência artificial, multimodalidade, multiletramentos, ética

Resumen

Na era da Inteligência Artificial (IA), as múltiplas ecologias de aprendizagem nas quais nos inserimos influenciam a criação de novos territórios educacionais, impactando experiências individuais e coletivas de ensino-aprendizagem em todos os níveis do sistema educacional. A partir de alguns dos desafios colocados por este contexto, neste ensaio teórico-reflexivo, buscamos tecer algumas considerações sobre  as complexas relações entre multimodalidade, multiletramentos, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e implicações éticas do uso da IA na contemporaneidade. Para isso, contamos com suporte teórico sobre ecologias de aprendizagem (Barron, 2006; Jackson, 2013), multimodalidade e tecnologia (Canale, 2019; van Leeuwen, 2021), multiletramentos (Grupo Nova Londres, 2021; Kalantzis; Cope, 2023), contextos digitais (Jenks, 2010), territorialização (Kambeba, 2021; Leander; Vasudevan, 2011), modos de subjetivação (Foucault, 1997), cibercultura (Lévy, 2010a, 2010b), IA (Kafai; Burke, 2020; Suleyman; Bhaskar, 2023), implicações éticas (Benjamin, 1987; Diniz, 2021; Freire, 1992; Linares; Fuentes; Galdames, 2023; Peters, 2018; Santaella, 2023; Segato, 2021) e sociais associadas com seu uso (Akotirene, 2019; Almeida, 2019; Hooks, 2017; Ngomane, 2022). Como reflexões preliminares, destacamos a importância da reterritorialização e de se atentar para os diferentes modos de subjetivação no contexto educacional digital, considerando aspectos éticos e sociais relevantes para a articulação de processos dinâmicos e crítico-reflexivos sobre a utilização desses avanços tecnológicos nos mais diversos setores da vida em sociedade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada (UFSC). PhD em Linguística (The University of Sydney). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: fabes10@yahoo.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2658982050582888. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-3383-0188.

Jailine Mayara Sousa de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Letras (UFPE). Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PPGLE/MPLE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: jailine.farias@academico.ufpb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1435182906855508. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-8369-6589.

Rafaela Carla Santos de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); João Pessoa-PB. E-mail: rafaela.carla@academico.ufpb.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4668060223445848. OrcID: https://orcid.org/0000-0002-0366-5193.

Citas

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BARRON, Brigid. Interest and self-sustained learning as catalysts of development: a learning ecology perspective. Human Development, v. 49, p. 193-224, 2006. DOI: https://doi.org/10.1159/000094368

BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Trad. Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

BBC. A history of mobile phones and smartphones. Bitesize, fev. 2024. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize/articles/z62gjfr. Acesso em: 25 maio 2024.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (Obras Escolhidas, v. 1). 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BEZERRA, Fábio. Ampliando o conceito de multiletramentos: multiplicidade interseccional na sala de aula de língua estrangeira em tempos de resistências e reexistências. In: REICHMANN, Carla; MEDRADO, Betânia; COSTA, Walison (org.). Nas fronteiras e margens: desenvolvimento de professores de línguas como território de esperanças. Campinas: Pontes Editores, 2023. p. 215-241.

BORATTO, Murilo. Inteligência artificial: breve histórico, conceitos e reflexões. In: ALVES, Lynn (org.). Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. p. 21-31.

CANALE, Germán. Technology, multimodality and learning: analyzing meaning across scales. Nova York: Palgrave Macmillan, 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-21795-2

CARNIELLI, Walter; EPSTEIN, Richard. Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação. 3. ed. São Paulo: Rideel, 2011.

COPE; Bill; KALANTZIS, Mary. Towards education justice: the multilieracies project revisited. In: ZAPATA, Gabriela; KALANTZIS, Mary; COPE, Bill (org.). Multiliteracies in international educational contexts: towards education justice. Abingdon: Routledge, 2024a. p.1-33. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003349662-1

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. A multimodal grammar of artificial intelligence: measuring the gains and losses in generative AI. Multimodality & Society, v. 4, n. 2, p. 123-152, 2024b. DOI: https://doi.org/10.1177/26349795231221699. Disponível em: https://experts.illinois.edu/en/publications/a-multimodal-grammar-of-artificial-intelligence-measuring-the-gai. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1177/26349795231221699

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. Artificial intelligence in the long view: from mechanical intelligence to cyber-social systems. Discover Artificial Intelligence, v. 2, n. 13, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s44163-022-00029-1. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s44163-022-00029-1. Acesso em: 10 ago. 2024.

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary. The things you do to know: an introduction to the pedagogy of multiliteracies. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (org.). A pedagogy of multiliteracies: learning by design. Hampshire, Nova York: Macmillan, 2015. p. 1-36. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137539724_1

COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; SEARSMITH, Duane. Artificial intelligence for education: knowledge and its assessment in AI-enabled learning ecologies. Educational Philosophy and Theory, v. 53, n. 12, p. 1229-1245, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1728732. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00131857.2020.1728732. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1728732

DINIZ, Debora. O que fizeram com você? A pergunta certa às vítima de fake news. In: D’ÁVILA, Manuela (org.). Rede de mentiras e ódio: e se o alvo fosse você? Relatos da violência promovida pelas redes de ódio, preconceito e fake news. Porto Alegre: Instituto E se Fosse Você, 2021. p. 20-29.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. Resumos dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma pedagogia dos multiletramentos: projetando futuros sociais. Trad. Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti, Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, v. 13, n. 2, p. 101-145, 2021. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5578. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5578

HOLMES, Wayne; BIALIK, Maya; FADEL, Charles. Artificial intelligence in education: promises and implications for teaching and learning. Boston: The Center for Curriculum Redesign, 2019.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

JACKSON, Norman. The concept of learning ecologies. In: JACKSON, Norman; COOPER, Brian (org.). Lifewide learning, education & personal development. Londres: Lifewide Education, 2013. p. 1-21.

JENKS, Chris. Adaptation in online voice-based chat rooms: implications for language learning in Applied Linguistics. In: SEEDHOUSE, Paul; WALSH, Steve: JENKS, Chris (org.). Conceptualising 'learning' in Applied Linguistics. Londres, Nova York: Palgrave Macmillan, 2010. p. 147-162. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230289772_9

KAFAI, Yasmin; BURKE, Quinn. Artificial intelligence in education: promises and perils. Educational Researcher, v. 49, n. 1, p. 20-29, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/332180327_Artificial_Intelligence_in_Education_Promise_and_Implications_for_Teaching_and_Learning. Acesso em: 10 ago. 2024.

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Literacy in the Time of Artificial Intelligence, EdArXiv Preprints, 2024. Preprint. DOI https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb. Disponível em: https://osf.io/preprints/edarxiv/es5kb. Acesso em: 20 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.35542/osf.io/es5kb

KALANTZIS, Mary; COPE, Bill. Multiteracies: a short update. International Journal of Literacies, v. 30, n. 2, p. 1-15, 2023. DOI https://doi.org/10.18848/2327-0136/CGP/v30i02/1-15. Disponível em: https://cgscholar.com/bookstore/works/multiliteracies-a-short-update. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.18848/2327-0136/CGP/v30i02/1-15

KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. São Paulo: UK’A, 2021.

LEANDER, Kevin; VASUDEVAN, Lalitha. Multimodality and mobile culture. In: JEWITT, Carey (org.). The Routledge handbook of multimodal analysis. Londres, Nova York: Routledge, 2011. p. 127-139.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010a.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010b.

LINARES, José; FUENTES, María; GALDAMES, Iván. Embracing the potential of artificial intelligence in education: balancing benefits and risks. European Journal of Education and Psychology, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2023. DOI https://doi.org/10.32457/ejep.v16i1.2205. Disponível em: https://revistas.uautonoma.cl/index.php/ejep/article/view/2205. Acesso em: 10 ago. 2024.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz. Filosofias africanas: uma introdução. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

LUKE, Allan. Digital ethics now. Language and Literacy, v. 20, n. 3, p. 185-198, 2018. Disponível em: https://journals.library.ualberta.ca/langandlit/index.php/langandlit/article/view/29416/21453. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.20360/langandlit29416

NGOMANE, Mungi. Ubuntu todos os dias: eu sou porque nós somos. Trad. Sandra Martha Dolinski. Rio de Janeiro: BestSeller, 2022.

OLIVEIRA, Laize; SANTOS, Antonio; MARTINS, Rafael; OLIVEIRA, Erlania. Inteligência artificial na educação: uma revisão integrativa da literatura. Peer Review, v. 5, n. 24, p. 248-268, 2023. Disponível em: https://peerw.org/index.php/journals/article/view/1369. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.53660/1369.prw2905

PAIVA, Vera L. M. de Oliveira e. A www e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 93-116, 2001. DOI https://doi.org/10.1590/S1984-63982001000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/s5xKpGJ5TL4dTWYTsGjx74s/. Acesso em: 26 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982001000100006

PETERS, John. The 'pedagogies of partnership' in UK higher education: from Blaire to Freire? In: MELLING, Alethea; PILKINGTON, Ruth (org.). Paulo Freire and transformative education: changing lives and transforming communities. Londres, Nova York: Palgrave Macmillan, 2018. p. 175-189. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-54250-2_14

PINHEIRO, Petrilson; ROCHA, Cláudia; COPE, Bill; KALANTZIS, Mary; TZIRIDES, Anastasia. Sentidos sem fronteiras para uma educação linguística transformadora: translinguagem e transposição na era do significado multimodal e mediado digitalmente em tempos pandêmicos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 22, n. 2, p. 331-352, 2021. DOI https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40921. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40921. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.26512/les.v22i2.40921

SANTAELLA, Lucia. A inteligência artificial é inteligente? São Paulo: Almedina, 2023.

SEGATO, Rita. Contra-pedagogías de la crueldad. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros, 2021.

SILVA, Jamile. As ciências sociais e o anjo da História: o racismo nas ruínas da inteligência artificial. In: ALVES, Lynn (org.). Inteligência artificial e educação: refletindo sobre os desafios contemporâneos. Salvador: EDUFBA; Feira de Santana: UEFS Editora, 2023. p. 107-121.

SILVEIRA, Sérgio. A ideologia da transformação digital: automatismos, solucionismos e alienação técnica. Revista Linguagem em Foco, v. 15, n. 3, p. 11-25, 2024. DOI https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-12380. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/12380. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-12380

SULEYMAN, Mustafa; BHASKAR, Michael. A próxima onda: inteligência artificial, poder e o maior dilema do século XXI. Trad. Alessandra Bonrruquer. Rio de Janeiro: Record, 2023.

TELEFÓNICA. 9 technological inventions that have changed the world. 2023. Disponível em: https://www.telefonica.com/en/communication-room/blog/9-technological-inventions-changed-world. Acesso em: 25 maio 2024.

THE WORLD BANK. Telecommunication/ICT indicators database. 2024. Disponível em: https://data.worldbank.org/indicator/IT.NET.USER.ZS. Acesso em: 25 maio 2024.

TURING, Alan. M. Computing Machinery and Intelligence. Mind. v. 49, p. 433-460, 1950. Disponível em: https://courses.cs.umbc.edu/471/papers/turing.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.1093/mind/LIX.236.433

VALENZANO, Jason. Unveiling AI’s secrets: the interplay of generative and non-generative techniques. Medium. 23 mar. 2024. Disponível em: https://medium.com/@jason.s.valenzano/unveiling-ais-secrets-the-interplay-of-generative-and-non-generative-techniques-1800f98cbbd2. Acesso em: 29 maio 2024.

VAN LEEUWEN, Theo. Multimodality. In: SIMPSON, James (org.). The Routledge handbook of Applied Linguistics. Londres: Routledge, 2011. p. 668-682.

WALSH, Catherine. (Decolonial) notes to Paulo Freire: walking and asking. In: AMAN, Robert; IRELAND, Timothy (org.). Educational alternatives in Latin America: new modes of counter-hegemonic learning. Londres, Nova York: Palgrave Macmillan, 2019. p. 207-230. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-53450-3_9

Publicado

2024-10-09

Cómo citar

BEZERRA, F. A. S.; FARIAS, J. M. S. de; SOUSA, R. C. S. de. Ecologias digitais de aprendizagem na era da Inteligência Artificial: multimodalidade, multiletramentos, tecnologia e ética. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 10–29, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13212. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13212. Acesso em: 28 oct. 2024.