Sócrates: Diálogo e Educação

Auteurs

  • José João Neves Barbosa Vicente Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mots-clés :

Educação, diálogo, liberdade, pensamento, Sócrates.

Résumé

A proposta desta reflexão é destacar a importância e o valor do diálogo nas práticas educativas.  Como já foi dito várias vezes, a educação é uma das atividades humanas essenciais, mas é preciso ressaltar de forma persistente que, quando realizada na ausência do diálogo, ela corre sério risco de se transformar em um mero processo de doutrinação e de imposição de ideias ou opiniões. Nesse sentido, além de não contribuir para promover o pensar crítico e autônomo, a educação modela o indivíduo de acordo com padrões e formas pré-estabelecidos. Os argumentos utilizados aqui para fundamentar essa reflexão estão alicerçados no pensamento de Sócrates, mas a partir dos estudos realizados por alguns autores sobre suas ideias como foram transmitidas pelos seus discípulos, uma vez que não existe escritos cuja autoria é atribuída a ele.   

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José João Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Références

BENOIT, Alcides Hector Rodriguez. Sócrates o nascimento da razão negativa. São Paulo: Moderna, 1996.

BUITRAGO, José Penalva. El maestro como mediador axiológico en el pensamiento de Platón. Educación, XXl( 8), 201-214, 2005.

COLLINA, Beatrice. Sócrates: maestro de vida y de filosofia. Trad. Irene Oliva Luque. Barcelona: Batiscafo, 2016.

CORTELLA, Mario Sérgio. Educação, Escola e Docência: novos tempos, São Paulo: Cortez, 2014.

DUHOT, Jean-Joel. Sócrates ou o despertar da consciência. Trad. Paulo Menezes. São Paulo: Loyola, 2004.

FERREIRA, Stephânia Beatriz., FERREIRA, Dayana Vieira., BATISTA, Gustavo Araújo. Sócrates: a defesa da filosofia aplicada à educação para a vida reflexiva – algumas considerações para a autoformação ético-política do educador. Cadernos da FUCAMP, 10(12), 49-64, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI Jr., Paulo. Sócrates: pensador e educador: a filosofia do conhece-te a ti mesmo. São Paulo: Cortez, 2015.

GUSDORF, Georges. Professores, para quê?: para uma pedagogia da pedagogia. Trad. MF. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: UNI¬MEP, 1999.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KOHAN, Walter. Sócrates & a educação: o enigma da filosofia. Trad. Ingrid Müller Xa¬vier. Belo horizonte: Autêntica, 2011.

KOHAN, Walter. O mestre inventor. Relatos de um viajante educador. Trad. Hélia Freitas. Belo horizonte: Autêntica, 2015.

KONDER, Leandro. Filosofia e educação: de Sócrates a Habermas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2010.

MAGRINI, James M. Plato’s Socrates, philosophy and education. Springer, 2018.

MCPHERRAN, Mark L. Socrates, Plato, erôs, and liberal education. In: Brooke Christopher and Frazer, Elizabeth (Ed.). Ideas of Education Philosophy and politics from Plato to Dewey. Routledge, 2013.

MORIYÓN, Félix García. Pregunto, Dialogo, Aprendo: cómo hacer filosofía en el aula. Madrid: Ediciones de la Torre, 2014.

NOT, Louis. Ensinando a aprender: elementos da psicodidática geral. Trad. Carmem Guedes e Cláudia Signorini. São Paulo: Summus, 1993.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Critão, Menão, Hípias Maior e outros. In: Diálogos; v. I-II. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: UFPA, 1980.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Planeta, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2008.

SCOTT, Gary Alan. Plato’s Socrates as educator. Albany: State University of New York Press, 2000.

VALERA-VILLEGAS. Gregorio. Sócrates y la enseñanza. La dialéctica socrática. Revista Pilquen. Sección Psicopedagogía. 16(1), 22-31, 2019.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Ética: a vida sem máscaras. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2017.

VICENTE, José João Neves Barbosa. Pensando a educação com Sócrates, Platão e Rousseau. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016.

Téléchargements

Publiée

2021-12-15

Comment citer

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J. . Sócrates: Diálogo e Educação. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 9–19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7332. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos