Educação e responsabilidade com o mundo:

Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno

Auteurs

  • Pedro Romário Santos da Silva SEDUC - MT / IFMG (estudante)
  • Jefferson Rodrigues da Silva IFMG - Docente

Mots-clés :

Arendt, Adorno, Educação, Emancipação, Barbárie

Résumé

Diante das mudanças que a educação em nosso país tem passado, nos propomos a refletir sobre os rumos desta educação. Para isso, partimos das reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno. A educação para estes dois autores, possui algumas especificidades e aproximações: em Arendt apresentar o mundo e em Adorno, evitar que a razão humana fosse capaz de regredir à barbárie, e a destruição do outro. Nosso trabalho parte de uma revisão bibliográfica procurando destacar pontos centrais para a reflexão em nosso país, chamando ao pensamento conjunto e colaborativo para que essa discussão possa se tornar mais frutífera.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Romário Santos da Silva, SEDUC - MT / IFMG (estudante)

Professor de Filosofia e Ciências Humanas na Escola Estadual Carlos Hugueney  - SEDUC MT.

Especialização em Docência com Ênfase na Educação Básica - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG - Campus Avançado Arcos (em andamento).

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás - UFG.

Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES.

Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia, Ensino de Filosofia, Filosofia da Educação e Docência na Educação Básica.

Jefferson Rodrigues da Silva, IFMG - Docente

Professor titular do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Arcos.
Leciona no Bacharelado em Engenharia Mecânica e no Curso de Pós-Graduação em Docência.
Foi chefe do departamento de Engenharia Mecânica e representante local da Assessoria de Relações Internacionais do IFMG (ARINTER) de 2018 a 2019.
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de São João del-Rei com intercâmbio na Universidade de Girona (Espanha - um ano letivo) e na Universidade de Haia (Holanda - um semestre).
Mestre em Engenharia Mecânica na linha de pesquisa: Caracterização e Propriedade Mecânica de Materiais pela Universidade Federal de São João del-Rei.
Doutorando do Programa de Doutoramento em Educação na linha de investigação: Educação Matemática da Universidade de Girona.

Références

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução: Wolfgang Leo Maar. -2ª edição revista. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

ARENDT, H. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2013a.

ARENDT, H. A condição humana. Tradução e Revisão Técnica: Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b.

BABOSA, R. P. Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, RS, v. 24, p. 1-17, 2019.

BRASIL. Lei 13.415/2017, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nº 11.494, de 20 de junho 2007. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Brasília, MEC/SEB/FNDE, 2021.

BRASIL, Atlas da Violência 2020. Principais Resultados, 2020. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes/62/atlas-da-violencia-2020-principais-resultados. Acesso em: 28 de março de 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2018.

HENDRICKSON, C. The COVID-19 Pandemic and Transportation Engineering. Journal Transportation Engineering, v. 7, n. 146, Julho 2020.

LASTÓRIA, L. A. C. N. et al. Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, RS, v. 18, n. 1, p. 164-178, jan./abr. 2013.

LIBÂNEO, J. C. Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? In: LIBÂNEO, José C. SUANNO, Marilza V. R. (Orgs.) Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011. 216 p.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. 2ª ed. rev. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011.

NETO, M. et al. Fake news no cenário da pandemia de covid-19. Cogitare Enfermagem, v. 25, 2020.

NUSSBAUM, Martha C. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução: Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015. 154 p.

SANTOS, C. S. GUILHERME, A. A. Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanon. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, RS, v. 25, p. 222-239, Dossiê, 2020.

SOARES, P. S. G. As Ciências Humanas em tempos de mercantilização da Educação. Conjectura: Filosofia e Educação. Caxias do Sul, RS, v. 25, p. 34-54, Dossiê, 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-12-15

Comment citer

ROMÁRIO SANTOS DA SILVA, P.; RODRIGUES DA SILVA, J. . Educação e responsabilidade com o mundo:: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 36–53, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7124. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos