Meu quarto virou uma sala de aula!
Gambiarras e Dodiscência na Pandemia de COVID-19
Mots-clés :
Aulas online, Escola, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente, Precarização do trabalhoRésumé
Objetivamos descrever as experiências da dodiscência durante o Ensino remoto emergencial (2020-2021), sendo ele a estratégia de funcionamento adotada pelas escolas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Metodologicamente, recorremos à descrição fenomenológica, que busca romper a atitude natural perante os fenômenos, voltando-nos rigorosamente para a experiência fáctica. Primeiro apresentamos as descrições da docência e depois as experiências discentes, para então, trazermos o cruzamento delas por meio da dodiscência. Concluímos que as precariedades da pandemia solaparam docentes e discentes, sendo a dodiscência uma possibilidade de abordar a complexidade desses impactos, que ainda precisam ser documentados e melhor explorados.
Téléchargements
Références
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Editora Cortez, 2000. 167 p.
BICUDO, M. A. V. Aspectos da pesquisa qualitativa efetuada em uma abordagem fenomenológica. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo uma visão fenomenológica. 1ªed.São Paulo: Editora Cortez, 2011, v. , p. 29-40.
BATISTA, G. S.; TAJRA, Fabio Solon . Isolamento solidário em tempos de pandemia: diálogos entre a saúde e a hermenêutica filosófica. Voluntas: Estudos sobre Schopenhauer, v. 11, p. e15, 2020.
BATISTA, G. S. . Entre o distanciamento físico e o lockdown: a solidariedade como práxis em tempos de pandemia. O que nos faz pensar (PUCRJ), v. 29, p. 152-162, 2020.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 13.005/14. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Congresso Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 25 jun. 2014.
BRASIL. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020a. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União: Seção: 1 - Extra | p. 1, 04 fev. 2020a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/ O impacto da COVID-19 nas ações das secretarias de Educação na região Sudeste do Brasil 57 dou/-/portaria-n-188-de- 3- de-fevereiro-de-2020- 241408388#:~:text=Declara%20Emerg%C3%AAncia%20em%20Sa%C3%BAde%20P %- C3%BAblica,Coronav%C3%ADrus%20(2019%2DnCoV).&text=Considerando%20que %20a%20situa%C3%A7%C3%A3o%20demanda, Art. Acesso em: 20 out. 2020a.
BRASIL. Atos do Poder Legislativo Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União: Seção: 1 - Extra | p. 1, 07 fev. 2020b. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020242078735. Acesso em: 20 out. 2020b.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020c. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ed. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n- 343-de-17-de-marco-de-2020 248564376. Acesso em: 20 out. 2020c.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/atos-normativos-- sumulaspareceres-e-resolucoes/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201- parecercp-2020. Acesso em: 1 jun. 2020d.
DARDEL, E. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp, 2012. 1200p.
LUIGI, R. ; MOTA, E. A.; FRIGÉRIO, R. C. Geografia e o Ensino Remoto em Meio à Pandemia: desafios, resoluções e adversidades. In: Tiago Eurico de Lacerda, Anderson Luiz Tedesco. (Org.). Educação em tempos de COVID-19: desafios e possibilidades. 1ed.Curitiba (PR): Bagai, 2020, v. 1, p. 187-202.
OLIVEIRA, I. B. de. O currículo como criação cotidiana. DP et Alii, 2012.
PEIXOTO, A. J. Caminho Fenomenológico. In: PEIXOTO, Adão J. (Org.). Interações entre Fenomenologia e Educação. Campinas: Editora Alínea, 2014, p. 9-16.
RELPH, Edward. Spirit of Place and Sense of Place in Virtual Realities. In: Techné: Research in Philosophy and Technology. Virginia Tech, Vol. 11, no. 1, 2007. Disponível em: < http://scholar.lib.vt.edu/ejournals/SPT/v10n3/relph.html > Acessado em 20 de abril de 2023.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Ensaio de Ontologia Fenomenológica. Petrópolis: Vozes, 1997.
DE SOUSA SANTOS, B. A cruel pedagogia do vírus. Boitempo Editorial, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Felipe Costa Aguiar, Antonio Bernardes 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .