Meu quarto virou uma sala de aula!

Gambiarras e Dodiscência na Pandemia de COVID-19

Auteurs

  • Felipe Costa Aguiar Universidade Estadual de Londrina
  • Antonio Bernardes Universidade Estadual de Campinas - FCA

Mots-clés :

Aulas online, Escola, Ensino remoto emergencial, Trabalho docente, Precarização do trabalho

Résumé

Objetivamos descrever as experiências da dodiscência durante o Ensino remoto emergencial (2020-2021), sendo ele a estratégia de funcionamento adotada pelas escolas devido ao isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19. Metodologicamente, recorremos à descrição fenomenológica, que busca romper a atitude natural perante os fenômenos, voltando-nos rigorosamente para a experiência fáctica. Primeiro apresentamos as descrições da docência e depois as experiências discentes, para então, trazermos o cruzamento delas por meio da dodiscência. Concluímos que as precariedades da pandemia solaparam docentes e discentes, sendo a dodiscência uma possibilidade de abordar a complexidade desses impactos, que ainda precisam ser documentados e melhor explorados.

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Bibliographies de l'auteur

Felipe Costa Aguiar, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Nomear – Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia, do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR) e do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM).

Antonio Bernardes, Universidade Estadual de Campinas - FCA

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Unicamp; Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSCar; Docente do Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis-RJ. Líder do Grupo de pesquisa “Geografia e contemporaneidade”. Pesquisador FAPERJ pelo “Programa jovem cientista do nosso Estado”, processo n°. E-26/201.311/2021 (260037).

Références

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Publiée

2023-06-13

Comment citer

COSTA AGUIAR, F.; BERNARDES, A. Meu quarto virou uma sala de aula! : Gambiarras e Dodiscência na Pandemia de COVID-19. Kalagatos , [S. l.], v. 20, n. 2, p. eK23029, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/10601. Acesso em: 31 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Sentidos fenomenológicos e hermenêuticos da casa: habitar experiências-limite