O ensino multisseriado no município de Campos Sales - Ceará
Palavras-chave:
Salas multisseriadas, Narrativas docentes, Município de Campos SalesResumo
Este trabalho investigou o ensino multisseriado no município de Campos Sales objetivando explorar e desvendar as dicotomias vividas naquela realidade educacional. O funcionamento de escolas ou salas de aula multisseriadas ainda integra a educação brasileira, ocorrendo com mais frequência nas áreas rurais. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de docentes envolvidos na multiseriação e trabalhos publicados na revista “Ensino em Perspectivas” (EnPe), periódico do campo de Ensino. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à educação, educação no campo, regulamentação normativa definidas em documentos de política e gestão da educação. Na conclusão, apresenta inconsistências e lacunas em relação ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas com salas de aula multisseriadas, no município em estudo, marcadamente denunciadas pelos educadores em suas narrativas.
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