O ensino multisseriado no município de Campos Sales - Ceará
Palavras-chave:
Salas multisseriadas, Narrativas docentes, Município de Campos SalesResumo
Este trabalho investigou o ensino multisseriado no município de Campos Sales objetivando explorar e desvendar as dicotomias vividas naquela realidade educacional. O funcionamento de escolas ou salas de aula multisseriadas ainda integra a educação brasileira, ocorrendo com mais frequência nas áreas rurais. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de docentes envolvidos na multiseriação e trabalhos publicados na revista “Ensino em Perspectivas” (EnPe), periódico do campo de Ensino. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à educação, educação no campo, regulamentação normativa definidas em documentos de política e gestão da educação. Na conclusão, apresenta inconsistências e lacunas em relação ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas com salas de aula multisseriadas, no município em estudo, marcadamente denunciadas pelos educadores em suas narrativas.
Downloads
Referências
BRASIL. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas. In: BRASIL-MEC-SECAD. Brasilia, DF, 2007.
HAGE, Salomão A. Mufarrej. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educ. Soc. Campinas, v.35,n°.12, p. 1165 -1182, out. -dez., 2014.
FERRI, Cássia. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? 1994. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC,1994.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Tradução de Moacir Godolti e Lilian Lopes Martin.12ª Ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1979.
JACOMELI, M. R. M.; BARÃO, G. de O. D.; SARTORI, L. G.. Educação Integral do Homem e a Política Educacional Brasileira: Limites e Contradições. Rev. HISTEDBR On-line, Campinas, v.17, n.3 [73], p.842-860, jul./set. 2017.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete classes multisseriadas. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educa Brasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em: https://www.educabrasil.com.br/classes-multisseriadas/. Acesso em: 23 mai 2022.
RIBEIRO, Marlene; ANTONIO, Clésio Acilino. Estado e Educação: questões às políticas de educação do campo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO, 23., 2007, PortoAlegre;CONGRESSO LUSO BRASILEIRO, 5., 2007, Porto Alegre.
SANTOS, C. C. A. dos .; LIMA, M. S. L. .; SOUZA, A. S. de M. . Projeto Político Pedagógico: diálogos possíveis na vivência escolar. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6236. Acesso em: 17 out. 2022.
SILVA, N. D. S.; LOPES, C. E. da S. A “Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo”no Ensino Rural: interações essenciais ao respeito às singularidades: . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–28, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4582. Acesso em: 17 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marta de Oliveira Carvalho, Fábio Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.