Memorial de formação: construindo minha práxis docente a partir de um sonho
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14270Palavras-chave:
Identidade docente, Práticas pedagógicas, Formação acadêmicaResumo
Este Memorial de Formação tem como objetivo descrever as memórias da minha construção docente. Torna-se relevante por relatar minha trajetória acadêmica e todas as minhas vivências, durante esse processo de formação com base nas minhas práticas, para assim confirmar a escolha de cursar licenciatura em pedagogia. A metodologia utilizada é a autobiográfica, a escolha se deu por se tratar justamente de um método onde o próprio sujeito, a partir da narrativa de sua vida, está abordando, portanto, seus sentimentos, percepções e interações com o contexto social em que está inserido. A escrita desse memorial me trouxe a oportunidade de transcrever aqui aspectos que considero importantes no processo da minha construção docente, onde falei sobre minha trajetória escolar, seja como discente ou docente, mas que nunca me permiti renunciar meus sonhos de criança. Afinal, entre a realidade e a ficção, realizei mais um sonho.
Downloads
Referências
BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20 – 28, jan-abr, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC. Acesso em: 2 mar. 2024.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 79–89, jan.-mar., 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/actaeduc/v39n1/2178-5201-actaeduc-39-1-00079.pdf. Acesso em: 2 mar. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo (SP): Edições Loyola, 2006.
PASSEGGI, Maria da Conceição, SOUZA, Elizeu Clementino, Vicentini, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 01, p. 369-386, abr., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.