Memorial de formação: construindo minha práxis docente a partir de um sonho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14270

Palavras-chave:

Identidade docente, Práticas pedagógicas, Formação acadêmica

Resumo

Este Memorial de Formação tem como objetivo descrever as memórias da minha construção docente. Torna-se relevante por relatar minha trajetória acadêmica e todas as minhas vivências, durante esse processo de formação com base nas minhas práticas, para assim confirmar a escolha de cursar licenciatura em pedagogia. A metodologia utilizada é a autobiográfica, a escolha se deu por se tratar justamente de um método onde o próprio sujeito, a partir da narrativa de sua vida, está abordando, portanto, seus sentimentos, percepções e interações com o contexto social em que está inserido. A escrita desse memorial me trouxe a oportunidade de transcrever aqui aspectos que considero importantes no processo da minha construção docente, onde falei sobre minha trajetória escolar, seja como discente ou docente, mas que nunca me permiti renunciar meus sonhos de criança. Afinal, entre a realidade e a ficção, realizei mais um sonho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Santos da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Mestrando em Educação (URCA). Graduado em Pedagogia (UECE); Graduado em Ciências Biológicas (URCA). Servidor público municipal atuando como Formador na SME de Campos Sales e Professor da Universidade Regional do Cariri campus avançado de Campos Sales.

Referências

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, p. 20 – 28, jan-abr, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC. Acesso em: 2 mar. 2024.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 79–89, jan.-mar., 2017. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/actaeduc/v39n1/2178-5201-actaeduc-39-1-00079.pdf. Acesso em: 2 mar. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo (SP): Edições Loyola, 2006.

PASSEGGI, Maria da Conceição, SOUZA, Elizeu Clementino, Vicentini, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, v. 27, n. 01, p. 369-386, abr., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hkW4KnyMh7Z4wzmLcnLcPmg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 abr. 2024.

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Silva, F. S. da. (2024). Memorial de formação: construindo minha práxis docente a partir de um sonho. Ensino Em Perspectivas, 5(1), 1–14. https://doi.org/10.52521/enpe.v5i1.14270

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)