Pesquisa e autoria: experiências no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5580

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino remoto, Aluno-Pesquisador

Resumo

No contexto educativo, a pandemia provocou muitas transformações, principalmente nas formas de ensinar e de aprender; tivemos a suspensão das aulas presenciais e a adoção das aulas remotas para dar continuidade ao ano letivo. Neste artigo, apresentamos experiências pedagógicas realizadas durante as aulas remotas do componente curricular Pesquisa e Autoria, em escolas estaduais do MS por meio das APCs. As atividades tiveram como objetivo, verificar qual é a ideia de pesquisador que os educandos do Ensino Fundamental Anos Finais têm em seu imaginário, com o intuito de embasar os planejamentos futuros do componente curricular e traçar objetivos que potencializem o protagonismo estudantil. A partir das atividades, constatamos que muitos estudantes não se enxergam enquanto pesquisadores, e que esse profissional é visto por eles com algo distante da sua realidade, isto permitiu refletir sobre novas ações em busca de desconstruir esse ideário e despertar o senso do aluno-pesquisador no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gláucia Seccatto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora da Rede Estadual e Particular de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Cassia Patrícia Seccatto, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal da Grande Dourados. Professora da Rede Estadual e Particular de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Referências

FERREIRA, A. C. de O.; ÁVALOS, C. M. V.; COSTA, C. Y. K. da. Educação científica: ressignificação do pensamento crítico. In: MS/SED. DAHER, A.F. B.; ANDRADE, E.M.; DAMACENO, E. P. (Orgs.). Pesquisa e autoria nas vozes dos professores do MS. Campo Grande, MS, 2018, p. 28-39.

MATO GROSSO DO SUL - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SED/MS). Resolução/SED nº 3.659, de 27 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.cre4coxim.sed.ms.gov.br/resolucoes-sed/. Acesso: 01 mar. 2020.

MATO GROSSO DO SUL - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SED/MS). Resolução/SED nº 3.671, de 30 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.cre4coxim.sed.ms.gov.br/resolucoes-sed/. Acesso: 01 mar. 2020.

MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 336p.

Publicado

2021-06-17

Como Citar

SECCATTO, A. G.; SECCATTO, C. P. Pesquisa e autoria: experiências no ensino remoto. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e335580, 2021. DOI: 10.47149/pemo.v3i3.5580. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5580. Acesso em: 19 out. 2021.