Pesquisa e autoria: experiências no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v3i3.5580Palavras-chave:
Pandemia, Ensino remoto, Aluno-PesquisadorResumo
No contexto educativo, a pandemia provocou muitas transformações, principalmente nas formas de ensinar e de aprender; tivemos a suspensão das aulas presenciais e a adoção das aulas remotas para dar continuidade ao ano letivo. Neste artigo, apresentamos experiências pedagógicas realizadas durante as aulas remotas do componente curricular Pesquisa e Autoria, em escolas estaduais do MS por meio das APCs. As atividades tiveram como objetivo, verificar qual é a ideia de pesquisador que os educandos do Ensino Fundamental Anos Finais têm em seu imaginário, com o intuito de embasar os planejamentos futuros do componente curricular e traçar objetivos que potencializem o protagonismo estudantil. A partir das atividades, constatamos que muitos estudantes não se enxergam enquanto pesquisadores, e que esse profissional é visto por eles com algo distante da sua realidade, isto permitiu refletir sobre novas ações em busca de desconstruir esse ideário e despertar o senso do aluno-pesquisador no espaço escolar.
Downloads
Referências
FERREIRA, A. C. de O.; ÁVALOS, C. M. V.; COSTA, C. Y. K. da. Educação científica: ressignificação do pensamento crítico. In: MS/SED. DAHER, A.F. B.; ANDRADE, E.M.; DAMACENO, E. P. (Orgs.). Pesquisa e autoria nas vozes dos professores do MS. Campo Grande, MS, 2018, p. 28-39.
MATO GROSSO DO SUL - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SED/MS). Resolução/SED nº 3.659, de 27 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.cre4coxim.sed.ms.gov.br/resolucoes-sed/. Acesso: 01 mar. 2020.
MATO GROSSO DO SUL - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO (SED/MS). Resolução/SED nº 3.671, de 30 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.cre4coxim.sed.ms.gov.br/resolucoes-sed/. Acesso: 01 mar. 2020.
MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 336p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Gláucia Seccatto, Cassia Patrícia Seccatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.