Gestor educacional: caminhos de experiências para a qualidade de ensino.

Autores

Palavras-chave:

Gestor., Experiências escolar., Qualidade Educacional.

Resumo

O diretor é o profissional que atua como um dos principais possuidores da responsabilidade social, política, educacional e cultural ampliada na garantia da qualidade de aprendizagem dos alunos. As competências e habilidades que correspondem ao perfil do Gestor educacional representa cada realidade escolar articuladora de percepções que permitem indagar qual é o lugar do gestor educacional na educação, bem como o perfil de diretor ideal para estar à frente das escolas. Como objetivo geral para o estudo em tela, procurou-se analisar a atuação do diretor com ênfase na qualidade da educação. Logo, o percurso metodológico delineia-se em uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico, acrescido da entrevista com duas professoras. A importância do contínuo desenvolvimento de competências e habilidades, bem como do repertório conceitual sobre a gestão escolar, é a oportunidade de mudança, avanço e evolução da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Venício Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Piauí

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Antoniele Silvana de Melo Souza, Universidade Estadual do Piauí

Docente da UESPI– PI; Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Pedagoga pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Atua em pesquisas com ênfase nos seguintes temas: História da Educação, História Oral, Didática e Formação Docente.

Roberta Eliane Gadelha Aleixo, Universidade Estadual do Ceará

Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF; Licenciada em Ciências, com habilitação plena em Matemática pela UECE; Pedagoga -IBRA. Professora da Seduc/CE e SME de Fortaleza. Membro do grupo de estudos G-TERCOA/UFC.

Referências

LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolas e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

STUMM, Gnoatto Scheila. As funções do diretor da escola: há espaço para a dimensão política? 2013. 52f. Monografia (Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Santos, M. V. R. dos, Souza, A. S. de M. ., & Aleixo, R. E. G. . (2022). Gestor educacional: caminhos de experiências para a qualidade de ensino . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8977

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)