Gestor educacional: caminhos de experiências para a qualidade de ensino.
Palavras-chave:
Gestor., Experiências escolar., Qualidade Educacional.Resumo
O diretor é o profissional que atua como um dos principais possuidores da responsabilidade social, política, educacional e cultural ampliada na garantia da qualidade de aprendizagem dos alunos. As competências e habilidades que correspondem ao perfil do Gestor educacional representa cada realidade escolar articuladora de percepções que permitem indagar qual é o lugar do gestor educacional na educação, bem como o perfil de diretor ideal para estar à frente das escolas. Como objetivo geral para o estudo em tela, procurou-se analisar a atuação do diretor com ênfase na qualidade da educação. Logo, o percurso metodológico delineia-se em uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico, acrescido da entrevista com duas professoras. A importância do contínuo desenvolvimento de competências e habilidades, bem como do repertório conceitual sobre a gestão escolar, é a oportunidade de mudança, avanço e evolução da educação.
Downloads
Referências
LUCK, Heloisa. Dimensões da gestão escolas e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.
STUMM, Gnoatto Scheila. As funções do diretor da escola: há espaço para a dimensão política? 2013. 52f. Monografia (Especialização Lato-Sensu em Gestão Educacional). Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Venício Rodrigues dos Santos, Antoniele Silvana de Melo Souza, Roberta Eliane Gadelha Aleixo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.