Vivências no Estágio Supervisionado de Formação Pedagógica em Química realizado remotamente durante a pandemia da Covid-19
Parole chiave:
Pandemia da Covid-19, Estágio Remoto em Química, Formação PedagógicaAbstract
O presente artigo tem como objetivo relatar parte das vivências no contexto do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio, do curso de Formação Pedagógica em Química de uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro. Com a pandemia da Covid-19 iniciada em 2020, as atividades educacionais assumiram a modalidade remota. Apesar de ter sido uma experiência nada usual para os professores em formação inicial, principalmente por não terem o contato direto com a dinâmica instituída nas Escolas, o Estágio permitiu explorar alguns dos conteúdos pedagógicos necessários à formação docente e discutir formas de como mediar o conhecimento científico em sala de aula de Química. Para isso, buscou-se debater diferentes ações metodológicas e fomentou a elaboração de resenhas críticas dos documentos relacionados à Educação Brasileira, além de analisar vídeos instrucionais e entrevistas com especialistas que abordavam questões relacionadas à Educação Básica e outros assuntos relativos a essa etapa de escolarização. Apesar de não vivenciar efetivamente a rotina presencial dos Estágios em Escolas do Ensino Médio, que consideramos importante para o desenvolvimento profissional de futuros docentes, avaliamos que a dinâmica instituída remotamente possibilitou um profícuo debate ao longo das aulas e relevantes reflexões formativas sobre os desafios que perpassam o educar por meio da Química. Assim, concluímos que a disciplina representou uma necessária ação formativa emergencial para substituir o Estágio presencial. Sobretudo em um momento que demandou distanciamento social, permitindo refletir sobre a articulação das diferentes questões educacionais que envolvem estratégias metodológicas relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação no ensino de Química.
Riferimenti bibliografici
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7a ed., São Paulo: Cortez, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luiz Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3ª reimpressão da 1ª edição de 2011. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEDIN, J. Estágio supervisionado em época de Covid-19: experiência de Biblioteconomia da Unochapecó. AtoZ: Novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n.2, p. 241-247, 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.
CARDOZO, S.B.A.; TREICHEL, J.H.; MARQUEZAN, F.F. Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v.21, n.2, p. 167-180, 2020.
Gil, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas. 2008.
LOPES, M.V.O. Sobre estudos de casos e relatos de experiência. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 13, n. 4, 2012.
NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Folha Informativa – COVID-19 (Doença causada pelo novo Coronavírus). Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/bra> Acesso em: 21 fev. 2021.
SANTOS, E.M.; SILVA, W.I.; MENDES, A.A. Ensino Remoto e o Estágio Curricular em Língua Inglesa: Relatos de Caso do CESAD-UFS. Educte, v. 11, p. 1303-1319, 2020.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
SOUZA, E.M.F.; FERREIRA, L.G. Ensino Remoto Emergencial e o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura no cenário da Pandemia COVID-19. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
TESSARO, P.S.; MACENO, N.G. Estágio Supervisionado em Ensino de Química. REDEQUIM, v.2, n.2, 2016.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ZEICHNER, K. A formação reflexiva dos professores: ideias e prática. Lisboa: Educa, 1993.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Andreza de Faria Alves Cruz, Mateus José dos Santos, Vinícius Catão de Assis Souza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.