Metodologias Ativas no Ensino da Matemática
experiência de uma Escola Estadual de Educação Profissional com o ensino remoto
Mots-clés :
Ensino de Matemática, Ensino remoto, Método AtivoRésumé
O presente trabalho retrata um relato de experiência das aulas de Matemática dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola profissionalizante pública, localizada no Estado do Ceará, no período remoto diante do contexto da pandemia. Dessa forma, é elaborado um método ativo com base nas ferramentas tecnológicas Khan Academy, Whiteboard.fi e WordWall, utilizadas nas metodologias ativas, visando obter um maior engajamento dos alunos. Portanto, ressalta-se que com a construção dos conhecimentos prévios e aplicação dos recursos tecnológicos integrados com o conteúdo de Matemática de Função, foi possível obter um maior engajamento e melhoria no processo de ensino e aprendizado durante o primeiro semestre do ano de 2021, elencando os pontos positivos e negativos. Por fim, é preciso destacar o papel da gestão e suas formações pedagógicas que subsidiaram o aprofundamento teórico e a implementação de processos didáticos firmados nos pilares educacionais do século XXI.
Références
BARROS, R. P.; MACHADO, L. M. Perdas de Aprendizagem na Pandemia. Instituto Unibanco, p. 1-56, Junho 2021.
EL PAÍS. A igualdade de oportunidades, explicada com uma macieira, quatro quadrinhos e um meme. EL PAÍS, 2020.
CHOU, Y. Actionable gamification: beyond points, badges and leaderboards. Octalysis Media, 2015.
KAPP, K. M. Games, gamification, and the quest for learner engagement. T+ D, v. 66, n. 6, p. 64-68, 2012.
LAXELL, S. WHITEBOARD.fi. Recuperado de: https://whiteboard.fi/, 2020.
LORATO, F. L.; et. al. Metodologias Ativas de Aprendizagem: Uma breve revisão. Acta Scientae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018.
MCGONIGAL, J. A realidade em jogo. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2017.
OTOBELLI, E. S.; et al. O uso da plataforma Khan Academy como proposta diferenciada no ensino de Matemática. Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada, v. 3, n. 6, p. 1-7, 2018.
PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012.
RESOLUÇÃO CEE N° 481 de 27 de março de 2020. Conselho Estadual de Educação do Ceará, 2021.
SEDUC. Diretrizes para o ano letivo de 2021. SEDUC-CE, 2021.
SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B. Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019.
VIEIRA, R. P. M.; ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. O ensino da função quadrática por meio do PheT Colorado e da Engenharia Didática. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. 1-19, 2021.
VIEIRA, V. L. B; SOUZA, J. A. L. Uso da plataforma Wordwall como metodologia ativa na criação de recursos didáticos para o ensino da farmacobotânica: relato de experiência. Conexão Unifametro 2020 - XVI Semana Acadêmica, p. 1-5, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Renata Passos Machado Vieira, Elizabeth Chagas Gomes 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .