Dificuldades da inclusão de alunos do Ensino Fundamental I com necessidades especiais em uma escola municipal de Fortaleza a visão docente
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Resumo
A inclusão da criança com deficiência no ensino regular é uma temática que tem gerado discussões que se estendem desde a percepção dos envolvidos no processo até as questões macro, como a própria noção de inclusão. Nesse contento, este trabalho objetivou relatar dificuldades na visão docente de alunos do Ensino Fundamental I com deficiências em uma Escola Municipal de Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de um questionário com questões objetivas com docentes de doze turmas do Ensino Fundamental I. Os resultados mostraram a presença de alunos com necessidades especiais em todas as turmas analisadas. Além disto, os professores argumentaram sentir insegurança em escolher práticas pedagógicas adequadas devido à formação acadêmica insuficiente e falta de cursos de formação inicial e continuada na área da Educação Inclusiva. Em geral, nossos resultados reforçam que uma Educação Inclusiva que atenda a todos só ocorrerá quando as políticas públicas sejam aplicadas nas escolas.
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