Aplicação de Realidade Aumentada em projetos de Engenharia e Arquitetura
desenvolvendo de aplicações mobile com Unity e Vuforia AR
Mots-clés :
Realidade Aumentada, Aplicativo Mobile, Modelos 3DRésumé
A Realidade Aumentada e Realidade Virtual são instrumentos tecnológicos bastante difundidos na contemporaneidade, constituindo-se como inovações crescentes e com vasta aplicação em diversos setores. No campo da construção civil, essas tecnologias se apresentam como elementos muito significativos, principalmente no processo de criação de projetos e fase de execução, baseando-se na capacidade prognóstica em relação à progressão das construções. O presente trabalho objetiva informar e apresentar conceitos relacionados à Realidade Aumentada (RA) através de revisões bibliográficas, exemplificando o desenvolvimento de aplicações mobile voltadas ao setor da Engenharia e Arquitetura, através de ferramentas acessíveis como Unity, Vuforia AR e Android Studio. A aplicação desenvolvida baseou-se na inserção de modelos 3D em aplicações através de plataformas de criação, definindo etapas necessárias na construção do software e determinação de marcadores. O aplicativo mobile gerado ao final correspondeu aos objetivos propostos de interação e reprodução de Realidade Aumentada, evidenciando a capacidade desse tipo de tecnologia.
Références
AZUMA, R. et al. Recent Advances in Augmented Reality, IEEE Computer Graphics and Applications, v .21, n.6, p. 34-47, 2001.
COBENGE, 2003, Rio de Janeiro. A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA FRENTE ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS COMPUTACIONAIS. Rio de Janeiro: Anais, 2003. 10 p.
COMPUTERWORLD. Onde e como a realidade aumentada tem sido utilizada no setor industrial. 2018. Disponível em: https://computerworld.com.br/2018/04/24/onde-e-como-realidade-aumentada-tem-sido-utilizada-no-setor-industrial/. Acesso em: 04 set. 2020.
KENN, Peter G. W. Guia Gerencial para a tecnologia da informação: Conceitos essenciais e terminologia para empresas e gerentes. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
MOREIRA, Lorena & RUSCHEL, Regina. (2015). Realidade Aumentada na Visualização de Soluções do Projeto de Arquitetura. 10.5151/despro-sigradi2015-50384.
NAKAMOTO, Paula Teixeira; CARRIJO, Gilberto Arantes; CARDOSO, Alexandre; LIMA, Lázaro Vinícius de Oliveira; LOPES, Ederaldo José. ESTRATÉGIA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS PARA AMBIENTES DE REALIDADE AUMENTADA. JISTEM: Jornal de Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia [Internet]. 2012; 9 (3): 607-625.
OLIVEIRA, R. R. de; CUPERSCHMID, A. R. M. . BIM associado à Realidade Aumentada no processo de compatibilização de projetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–8. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/145. Acesso em: 28 mar. 2021.
PEREIRA, Ivo; NOGUEIRA, Nuno. Realidade Virtual. 2020. Disponível em: http://web.ist.utl.pt/ist170613. Acesso em: 04 set. 2020. (PEREIRA; NOGUEIRA, 2020)
PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO Walter Antonio. Ensino de engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.
PTC. Vuforia Engine. 2020. Disponível em: https://www.ptc.com/pt/products/vuforia/vuforia-engine. Acesso em: 28 abr. 2021.
SOUZA, Wendson de Oliveira; ESPINDOLA, Giovana Mira de; PEREIRA, Alessandro Rhadamek Alves; SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques de. A REALIDADE AUMENTADA NA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS CARTOGRÁFICOS. Boletim de Ciências Geodésicas, [S.L.], v. 22, n. 4, p. 790-806, dez. 2016. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400045.
STEUER, Jonathan. Defining Virtual Reality: dimensions determining telepresence. Journal Of Communication, [S.L.], v. 42, n. 4, p. 73-93, dez. 1992. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1111/j.1460-2466.1992.tb00812.x.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018.
UNITY. Unity: the leading platform for creating interactive, real-time content. The leading platform for creating interactive, real-time content. Disponível em: https://unity.com/pt. Acesso em: 28 abr. 2021.
VENDRAMETO, Oduvaldo; FRACCARI, Pedro Luiz; BOTELHO, Wagner Costa. A inovação tecnológica na construção civil e os aspectos humanos. In: XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anderson Alves de Aguiar, Iranildo Camapum 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.