Por uma ontologia do presente na educação brasileira

Autores

  • VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL

Palavras-chave:

Educação, Ontologia do Presente, Foucault

Resumo

A análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea.

Referências

BUTLER, Judith. Inversões sexuais. In: PASSOS, Izabel C. P. (Org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 91-108.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault. Um percurso pelos temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. vol. I. Tradução de Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

____________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. vol. III. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1999.

FOUCAULT, Michel. A tecnologia política dos indivíduos. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org). Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Vol 5. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

____________. Arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

____________. Governo de si e dos outros: curso dado no Collège de France (1982-1983). Edição estabelecida por Frédéric Gros. Direção: François Ewald e Alessandro Fontana. Tradução Educardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

____________. Microfísica do poder. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.

____________. O que são as Luzes? In: MOTTA, Manoel Barros da (Org). Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Vol 2. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

____________. O retorno da moral. In: MOTTA, Manoel Barros da (Org). Ditos e escritos: ética, sexualidade, política. Vol 5. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

____________. Vigiar e punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 2004.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

PAIVA, Jair Miranda de. Esquema para una ontología de la educación como ontología del presente. Sophia, v. 17, p. 77-100, 2014.

Downloads

Publicado

02-04-2021

Como Citar

BRAZIL, V. T. F. (2021). Por uma ontologia do presente na educação brasileira. Conexão ComCiência, 1(2), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906